Executando verificação de segurança...
Em resposta a [Não disponível]
1

É bem pouco provável que você faça uma faculdade e consiga ficar fazendo a mesma coisa o resto da vida, pois a tecnologia está caminhando cada vez mais rápido e deixando grande parte do que você aprendeu obsoleto, até (e especialmente) em cursos relacionados à TI.

Hoje eu considero que escola e faculdade são lugares bons para ter contatos que vão te ajudar na vida, seja para arranjar oportunidades ou empreender junto com você. Isso se você for alguém legal, se for cuzão, isso não vai acontecer. Fora isso, ele te dá uma estrutura para seguir, você tem aulas com horário marcado, provas, passar de ano...a maioria das coisas precisa disso para se disciplinar, é bem desafiador ter um dia livre pela frente, em que você pode tanto jogar videogame o dia inteiro ou trabalhar ou fazer um misto de várias coisas. Nessa situação sem estrutura, você não tem notas ou elogios de outras pessoas para você saber se está na direção certa. E empreender também é mais desafiador do que você imagina, pois você tem poucos feedbacks da direção certa, você precisa de outras pessoas para conseguir dar conta das demandas de um negócio e dependendo do negócio, você não vai ter um chefe, mas sim centenas de chefes, que são seus clientes.

Eu tenho 36 anos e quando tinha 17, me sentia muito pressionado a fazer faculdade e trabalhar, pois era muito dependente dos meus pais e queria ter minhas próprias coisas para ter meu dinheiro e ganhar independência. Acabei que me formei em Psicologia, trabalhei em uma área completamente diferente e depois empreendi e agora estou programando com intenção de empreender. Hoje olho para trás e seria bom se eu tivesse mais vivências para entender mais sobre o mundo e com isso, ter elementos para tomar decisões mais acertadas para o futuro.

Se eu tivesse entrado na faculdade tendo já trabalhado, sendo mais maduro, acredito que teria aproveitado mais a experiência, pois a faculdade acabou sendo uma extensão da escola, fiquei muito passivo, só seguindo o currículo do curso e não corri atrás de oportunidades, conhecendo gente e fazendo coisas por fora do curso.

Eu gostaria de ter vivido em outro país, seja para trabalhar, faculdade ou aprender outra língua. Conhecer pessoas completamente diferentes, culturas diferentes, nos muda muito e amplia a nossa visão de mundo. Fiquei muito preso à faculdade, depois ao trabalho e acabei que nunca vivi em outro país, apesar de saber outras línguas e ter ido em outros países por algumas semanas.

Você é a melhor pessoa para tomar a decisão, pois sabe melhor do que ninguém a sua realidade. Sua família tem grana para te sustentar se você não começar a trabalhar nos próximos anos? Eles vão aceitar você ir em uma direção diferente da esperada por eles? Você está disposto a ficar em uma posição desconfortável (ter que aprender novas habilidades, ter que improvisar, não saber o que o futuro te reserva) em troca de ter algo interessante no futuro? Para pensar.

Carregando publicação patrocinada...