Executando verificação de segurança...
1

É legal ser aprender diversas áreas, principalmente no início da carreira para ver o que é legal, mas o desenvolvedor tem tempo finito para aprender, então é necessário deixar a lista de tecnologias enxuta para não sobrecarregar o aprendizado. Tentar aprender diversas linguagens, bibliotecas e frameworks ao mesmo tempo é receita para burnout e progresso lento.

Se o meu plano como empreendedor é criar um serviço na web, como um e-commerce ou um serviço digital, então devo me especializar em desenvolvimento web. Para desenvolvimento web é possível usar diversas linguagens, mas a linguagem mais usada para frontend e backend é o Javascript, então devo focar nele, ao invés de aprender Java+Javascript ou Python+Javascript, por exemplo. Falo isso com tristeza, pois gosto muito de desenvolver com Python. Se o negócio der errado, você pode trabalhar um muitas empresas tendo uma base forte em JavaScript.

Eu acredito que você deva montar seu kit de ferramentas bem enxuto para conseguir criar diversos tipos de projetos na sua área. Voltando ao exemplo do desenvolvimento web, seria algo como:

  • NodeJS p/ backend
  • ReactJS p/ front
  • AWS para infraestrutura
  • HTML/CSS

Você pode até dar um pitada de AI nos seus projetos com bibliotecas de AI em JavaScript que rodam no browser, como TensorFlow.js

Carregando publicação patrocinada...