Um possibilidade é a IA pegar todo o histórico de processos e decisões feitas por juízes humanos e a leis e se basear nisso para gerar duas decisões, como foi no treinamento do chatGPT.
As pessoas tendem a pegar os exemplos mais complexos, no caso, os processos jurídicos cheios de nuances, falta de provas concretas e reviravoltas, e dizer "Vamos ver se a IA consegue resolver essa", mas o pensamento deveria ser de dar à IA os processos mais banais, que são maioria e atolam o judiciário, tipo um carro bateu na traseira do outro e não quer pagar, ou um consumidor que recebeu um produto com defeito a a empresa não quer dar assistência. Casos em que existe pouca decisão
Nesses casos mais banais, uma IA atual consegue cuidar do processo, pois o antes/durante/depois são bem conhecidos e amplamente documentados e daria espaço para juízes humanos cuidar de casos mais complexos. E também humanos também poderiam ficar em atualizar essas leis que a IA está baseada, pois a sociedade muda e as leis precisam mudar.