Eu queria destacar no relato do Charles dois pontos importantes para quem quer empreender:
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Resolver uma dor importante do cliente: Não adianta tentar resolver algo que o cliente vê como um problema pouco importante para ele ou que nem é um problema. A sua solução tem que resolver um problema que está doendo muito nele, causando dor de cabeça, estresse, perdendo clientes, gastando tempo e/ou dinheiro. Não crie um produto que é um "nice to have", ou seja, algo legal de se ter, mas que viveria bem sem ele.
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Antes de sair criando uma solução a partir da sua experiência, acompanhar de perto o cliente: conversar bastante com ele, observar os processos dele pessoalmente, literalmente entrar na pele dele, pois muitas vezes os nossos pressupostos podem estar errados e também o cliente não vai conseguir te falar qual é o problema e qual é a solução, pois muitas vezes ele nem sabe que tem um problema e também nem sabe que existe solução para aquilo. Ninguém sabia o quanto um smartphone era necessário até começar a usar um, antes disso, ninguém ia te falar que precisava de um aparelho compacto, com câmeras e sensores e com muito poder de processamento.