Executando verificação de segurança...
10

Fuja da mediocridade, saia da caixinha

Pensamentos de um Iniciante

Estou finalizando o meu 3º Semestre da graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e estive refletindo bastante sobre o aprendizado no meio dev. Principalmente, após ler essa ótima publicação aqui no tabnews.

Seja ambicioso!

Talvez eu tenha tido sorte, mas contrariando a narrativa comum em relação à faculdade, nunca aprendi tanto como agora. Na disciplina de Trabalho Interdisciplinar deste semestre, juntamente com meu grupo propomos um projeto ambicioso: uma aplicação web de relacionamento para universitários. Inicialmente, sugeri algo mais simples, achei que não daríamos conta de entregar. No entanto, aceitamos o desafio e, apesar do estresse (brigas, dedo na cara, ameaças, gente saindo do grupo, gente voltando), foi um momento de aprendizado INTENSO.

Assumimos a responsabilidade de utilizar tecnologias pouco familiares para todos, mergulhando mais ainda no potencial de profundo aprendizado. Eu, junto com um colega, tomamos para nós o dever de entregar o back-end, optamos por Java com Spring Boot, Java já utilizamos desde o início da faculdade, Spring Boot porém que até então nunca tinha tido contato. Agora porém, já me sinto confiante para aplicar a ferramenta em projetos futuros.

Saia da caixinha

Enfim, o ponto que quero tocar não é sobre os detalhes do projeto, mas a reflexão que tenho levado comigo e talvez seja uma lição valiosa para quem hoje se encontra numa situação buscando uma oportunidade na área. Vejo hoje inúmeros relatos de pessoas que já concluíram vários cursos, tem vários projetos (manjados), "experiência" em várias linguagens e frameworks diferentes, mas no fim, não sabem lidar com problemas reais. A verdadeira maestria está em você ter coragem de enfrentar projetos reais, mesmo sem saber, inicialmente, como resolvê-los.

Conclusão

A abordagem de resolver problemas é, sem dúvidas, a maneira mais eficaz de aprender, e isso não é uma opinião, é um fato. O conhecimento que você adquire ao colocar a cabeça para pensar quando se encontra em um caminho sem saída, ao desenvolver soluções práticas, transcende os limites de um tutorial no youtube. Portanto, sair da zona de conforto, permitir-se ser desafiado, e mergulhar no desconhecido, são passos fundamentais para um iniciante na área. Não aprenda para fazer, faça para aprender.

Carregando publicação patrocinada...
4

Ótimo relato. Vou deixar mais claro o que está no texto implicitamente.

Não é a tecnologia que você sabe que te faz ser menos medíocre. É a atitude geral e o conhecimento mais básico que tem.

Não existe programador bom ruim em comunicação e expressão, matemática e ciência. Se a sua falha é nisso, deve focar primeiro em resolver isso. Caso contrário ficará patinando e continuará na mediocridade. E precisa fazer isso ao ponto que tenha confiança. Porque a falta dela também ajudamuito na medicoridade, ela segura a evolução. Só não pode ter confiança no que não sabe, por que a dose exagerado sempre vira veneno. A mediocridade acontece por causa e consequência de acreditar muito nos outros, e produzir conhecimento próprio. Você precisa dos outros para criar o seu, não para seguir cegamente o que te dizem.

Ninguém levanta a casa sem alicerce. Ninguém resolve problemas sem a base, sem os primeiros degraus.

Pessoa dando um passo pulando vários degraus de uma escada

As pessoas fazem isso muito mais do que percebem. Ir até o degrau mais alto é importante, dar um passo de cada vez, sem pular nenhum, é fundamental.

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1
1

Obrigado por compartilhar, eu me encontro em um momento delicado, onde o TDAH tem dificultado a minha evolução. Tenho varios projetos em mente, mas na hora de executar acabo procrastinando por nao saber como começar, mesmo "sabendo".