Executando verificação de segurança...
1

O que estudar depois do básico?

Olá, já vim aqui outras vezes pra compartilhar um pouco da minha experiência em aprendendo sobre programação. Mas hoje eu vim fazer uma pergunta, o que estudar depois do básico? Vou falar um pouco de mim pra contextualizar a situação.

Eu venho estudando programação a pouco mais de um ano e meio, atualmente estou em busca de estágio ou vaga Jr. mas com a situação atual do mercado ainda não consegui, apesar de me sentir plenamente capaz de enfrentar esses desafios. Isto posto, quero buscar melhorar cada vez mais, mas é difícil saber o que estudar sem ter um mentor ou um guia.

Eu comecei estudando programação com um livro de C e em seguida peguei o livro de Estrutura de Dados em C do Tanenbaum, detonei o livro, me ajudou muito na minha evolução, foi a partir dai que comecei a me sentir programador. Depois fiz um curso de CSS e HTML, foi bem tranquilo. O próximo passo foi aprender JavaScript, sem nenhum motivo específico, foi só as recomendações que recebi.

Nesse curso de JavaScript que fiz tive um ensino bastante completo, aprendi sobre back e front-end, tive aulas de Banco de Dados SQL, aula de MongoDB e até mesmo um seção sobre Design Patterns (que nessa altura também já tinha lido o livro).

Nesse meio tempo eu também estudei para a faculdade, então matérias como compiladores, arquitetura de computadores, sistemas operacionais e etc, também passaram pelo meu crivo. Em seguida comecei a estudar C#, pois queria uma linguagem mais robusta no mercado para focar no back-end.

A partir dai eu já estava imerso em programação e tinha colocado um objetivo na cabeça. Eu sou um gamer que usa Linux, então vocês imaginam o desafio que é. Nessa época eu jogava bastante o jogo League of Legends e existem alguns apps assistentes no Windows (https://blitz.gg/lol) que não existiam no Linux, meu objetivo era programar minha própria solução.

Aprendi como o League of Legends funcionava e comecei a programar, como eu já sabia JavaScript escolhi Electron para fazer o programa e aproveitei que eu estava aprendendo React e joguei dentro do pacote também. Fiz um back-end em C#, com um WebScrap, um CronJob e a persistência num banco de dados Mongo. Enfim, o projeto acabou saindo, tem usuários e algumas estrelinhas no github.

Por fim, até aluguei uma VPS pra hospedar meu back-end, fiz um proxy reverso com subdomínios para ter um site e um endereço próprio para a API.

Esse é meu contexto, se que ficou um pouco grande de ler, mas gostaria de deixar bem claro tudo que eu sei, como vocês podem ver, não sou um completo iniciante, mas não me considero um profissional e gostaria de saber o que aprender depois disso, como posso continuar melhorando? Atualmente me sinto numa área cinzenta e estou um pouco perdido de pra onde ir. Vou ficar muito feliz com a ajuda de vocês. Obrigado desde já.

Carregando publicação patrocinada...
1

Me desculpe, mas você parece ter consigo muita coisa, ao mesmo tempo se depois de tudo isso ainda não sabe o que parender, você não está apredendo nada, estão passando pelas coisas quase como um fetiche, não como aprendizado, como algo que está introjetando em você. Não é possível que alguém depois de tudo isso ainda tem dúvidas do que mais pode ser útil para si próprio.

Veja mais em: https://www.tabnews.com.br/maniero/faq-do-programador-perdidao.

Espero que se ache.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

1

Curiosamente eu li esse seu post antes de escrever esse e gostei e entendi muitas dicas, a parte que fala que o normal é ir aparecendo o próximo passo nos estudos foi o que me motivou. Esse fato foi verdade por um tempo, nessa trajetória que eu descrevi muitas vezes eu fui aprendendo e novos assuntos realmente iam se apresentando pra mim. Atualmente isso não é mais verdade, vez ou outra aparece um assunto que eu paro pra estudar, mas nada como dez meses atrás onde tudo era realmente novo. Então resolvi perguntar a quem é mais experiente.