O dia em que eu descobri que o meu app foi usado em uma disertação de mestrado
O aplicativo em questão é um sorteador de bingo que eu implementei a uns 7 anos atrás para praticar os meus conhecimentos recém adquiridos de JavaScript.
Recentemente, algums amigos e eu, atualizamos o aplicativo completamente, adicionamos novas funcionalidades, melhoramos o design, colocamos em um domínio personalizado (https://bingo.mexy.dev/), etc.
Bom, após configurar todos esses detalhes, fomos conferir os dados pelo Google Search Console, aonde veio a surpresa, o link do aplicativo havia sido mencionado em uma disertação de mestrado na Universidade Federal de Goiás (UFG).
A disertação tem o título "O ensino da língua inglesa no processo inicial de escolarização de estudantes com deficiência visual" pela autoria de Maria Cristina Alcântara Pires. O objetivo geral da pesquisa é traçar estratégias que despertem o interesse dos estudantes cegos para o estudo da língua inglesa de maneira inclusiva.
O aplicativo foi utilizado na etapa de avaliação do aprendizado oral dos números pelos estudantes, onde foi realizado um sorteio com recompensas. As cartelas usadas foram impressas em Braille.
"À medida que um número era sorteado, eu verbalizava em inglês e os estudantes marcavam suas cartelas com dois furos, usando uma punção (espécie de caneta das pessoas com deficiência visual que permite marcar os pontos da escrita Braille no papel) (PIRES, 2023, p. 139)"
Fiquei muito feliz ao saber que uma ferramenta em que eu trabalhei (mesmo que simples, no ponto de vista de desenvolvimento) tenha sido utilizada numa pesquisa relavante e com um tema tão bacana.
Até a próxima!