Executando verificação de segurança...
1

(opinião pessoal)

O stack overflow sempre foi conhecido por não ser muito amigável ao iniciante, todos ja cansamos de ver pessoas reclamando de como foram tratadas no site. Com esse novo boom de iniciantes e programação ser tão popular, outras plataformas e maneiras mais amigáveis de encontrar soluções foram criadas, deixando o stack overflow meio "ultrapassado".

Carregando publicação patrocinada...
2

Obviamente você pode ter a opinião que quiser, e você tem sua forma de chegar nela.

A minha opinião vem de usar todos os dias, em boa parte do tempo desde 2008. Conhecendo o que realmente acontece lá em todos os detalhes, sem olhar pelo buraco da fechadura, mas vendo o todo. Não garante que estou certo, mas acho que me dá uma boa base.

Tem casos que acontecem de tudo um pouco, então dizer que algo sempre acontece ou nunca acontece será sempre errado. O que as pessoas tendem a fazer é pegar alguns casos e tratar como se fosse sempre assim. Temos situações que alguns casos são poucos casos, é a exceção, e temos os tais alguns casos que são muitos, talvez a maioria.

Minha observação é que o SO não trata mal os iniciantes. Nunca fez isso ostensivamente. Pode acontecer um caso ou outro. E as reclamações que se encontram por aí são equivocadas, são na verdade uma minoria, mas que por ser vocalizado parece que é enorme. Note que o SO é visto por milhões de pessoas todos os dias, Milhares postam algo todos os dias, algumas poucas reclamações são postadas todos os dias, se muito.

Você vê os iniciantes sendo tratados mal? Bem, temos que entender isso melhor.

Assim como hoje a palavra tóxico, só para citar uma, é usada indevidamente e tudo o que a pessoa ficou incomodada vira tóxico para ela, esse "tratar mal" precisa ser melhor definido. Existe uma diferença enorme entre a pessoa ser distratada e ela não conseguir o que ela quer. è diferente ela ficar frustrada por expectativas exageradas e "tomar porrada" de verdade, até porque o SO sempre foi muito rígido com ataques.

Ah, minha experiência é que a maioria dos ataques, das violações do código de conduta ocorre pelos tais "iniciantes". O que já mostra um pouco que as reclamações deles não fazem muito sentido, é gerada pela frustração e não como realidade, e é incoerente porque ele faz muito pior, mostrando falta de equilíbrio da própria pessoa. Estou dizendo que todos os casos são assim? Claro que não.

E aqui precisamos definir melhor quem é o tal iniciante. Porque esse termo pode significar algo diferente para mim e para outras pessoas, então um dos dois está usando o termo errado. Pra mim iniciante é quem está chegando na área agora e não conhece bem ela, só isso. Então como explicar que pessoas com 10, 20 ou 30 anos na área são tratados da mesma forma? Por que mesmo essas pessoas reclamam do SO? Pela minha definição elas não são iniciantes.

Minha observação é que ambas não conseguem fazer boas perguntas. Em geral há um problema de formação geral, falta de capacidade de entender problemas, de "por no papel" esses problemas, de interpretar textos e produzir textos que façam sentido, ou pelo menos ter algum capricho, saber usar mecanismos básicos de linguagem e de postagem em uma plataforma. Mais ainda, entender quais as regras dessa plataforma.

Aí pode vir outra definição de inciante que eu não concordo. A pessoa é iniciante no SO. Ok, lá tem regras, todo lugar que quer oferecer qualidade precisa delas, a bagunça só se dá quando se deixa as pessoas fazerem o que bem entende. O TN viu nas últimas horas gente deturpando o uso, mas ninguém vê mais. O TN é tóxico? Ele é contra iniciantes? O SO sempre teve o mesmo tipo de postura. Conteúdo que não é relevante é apagado (se for muito grave) ou quase escondido (quando o problema é menos) e ele ainda dá pouca chance dele prosperar se reformulação (o TN não tem bem isso). Eu acho que a pessoa deve aprender usar uma plataforma antes de usar. A não ser que seja só lurking. è o mesmo que acontece quando um estrageiro chega em um país começa querer impor sua cultura a esse país, recebe uma reação contrária, e aí vai ter gente falando que é xenofobia. Existem casos de xenofobia, claro, mas muitas vezes estão apenas protegendo o ambiente de quem quer mudar as coisas como elas são por lá. Igual acontece por aqui, inclusive o termo que se usa é este mesmo, e vários lugares são assim.

Só não tem esse tipo de coisa, e as pessoas ficam satisfeitas onde pode tudo. Frequentemente, para não dizer em todos os casos, esses lugares produzem conteúdo de qualidade bem baixa, com raros casos onde é bem aproveitado. E aí o iniciante, ou ingênuo, já que ele pode ter anos na área e não pode mais ser chamado de iniciante, gosta, mesmo algo sendo ruim. A pessoa fica feliz, mas com um buraco na sua capacidade dentro da área. Ela se apega ao ruim. Em lugares que permitem "tudo", bons profissionais se afastam, e onde só sobra quem tem é mais limitado só vai ter conteúdo de baixa qualidade. Uma pena, mas é isso que faz muita gente patinar na carreira e depois ficar desabafando em todo lugar que não conseguem evoluir.

E aí vem outra questão de ser "inciante". Pode ser que estejam usando o termo para a vida e não para a área. A pessoa tem uma atitude complicada com sua vida. Ela faz várias coisas erradas, inclusive não entende como a sociedade funciona, não consegue entender oque escrevem, não gosta de ler, de seguir instruções, e não consegue escrever algo com alguma lógica. Não é que ela não sabe programar, ela não consegue se organizar. E não seria problema se não fosse um ambiente que se espera que a pessoa esteja melhor menos no ensino médio ou prestes a entrar.

Eu lamento que a escola esteja deixando as pessoas nesse estado, mas o SO não é culpado por isso.

Em alguns casos o tal "iniciante" está colocando um problema complexo para alguém resolver para ela. Bem, como um iniciante está mexendo com algo tão complexo? E por ser complexo demais para ela, ela não consegue postar de um jeito que faça sentido. Ela está pulando etapas, está cometendo um erro com sua vida, e está terceirizando o problema que ela mesma criou para alguém, provavelmente um profissional experiente que sabe que isso é errado e não quer se meter com isso, prefere ajudar quem está fazendo o certo. Percebe que há uma divergência de atitudes? Por que essa pessoa está fazendo isso com a própria vida e achando que os outros são obrigados a colaborar?

Eu já respondi pergunta de Hello World no SO. Pergunta de iniciante nunca foi problema, pergunta relaxada sempre foi problema. Eu mesmo tomei nas minhas primeiras perguntas porque eu não entendi o que era aquilo e fiz tudo errado. Em vez de culpar os outros eu aprendi como fazer o certo e criei flores por lá. As pessoas não querem ter esse comprometimento, elas querem tudo para elas, é sempre um discurso de "eu, eu, eu". Falta espírito de comunidade, de coletividade. Elas reclamam porque não conseguiram o delas. Mesmo que o SO seja um lugar para dar para todos, não para o indivíduo, e isso muita gente não entende.

Quem se dá mal lá é quem tem atitude errada. Por acaso muitas dessas pessoas são mais jovens, são de uma geração com uma educação cada vez mais complicada, e muitos são de fato iniciantes em programação, mas isso é circunstancial, não é a causa. Então vamos parar de falar que o SO é contra iniciante porque isso não é a causa real, é uma informação falsa, até que se prove o contrário, e ficam repetindo até parecer que seja verdade.

Eu até acho que há uma certa responsabilidade em quem está lá há bastante tempo, que tem mais experiência na área por isso que acontece. No começo todos ficavam resolvendo os problemas das perguntas, mas esse tempo passou. Cansa. E falta empatia nas pessoas que não conseguem enxergar isso. Não dá para resolver todos os problemas do mundo. Tem bilhões de pessoas passando fome no mundo e isso é muito mais importante que não ter a pergunta respondida no SO, mas ninguém está nem aí e não mexe um dedo para resolver isso. Quando o problema fica grande demais, ele normaliza, as pessoas ficam impotentes. Não há uma pessoa que reclama que vai lá e começa a fazer diferente.

Uma quantidade enorme de vezes que alguém reclamou eu e outras pessoas falaram para ela começar a fazer a parte dela. Em geral a pessoa não mexe um dedo. Quando faz, dura um ou dois dias. Os raríssimos que fizeram mais que isso, faziam uma ação por dia, em um dia ou outro, por semanas ou meses, depois parou. Alguns começaram agir do jeito que ela criticava. Só acha certo ser mais amigável (pegar na mão, resolver todos os problemas do que a pessoa posta, mesmo ela não ajudando nisso) quem não pega o fardo que é lidar com tanto problema, e que foi se agravando ao longo do tempo, porque, de fato, como comentado acima, apareceu muita gente sem condições de participar, mas não chame de iniciante, porque alguns que estão começando não tem os mesmos problemas, vemos isso com frequência e viram excelentes profissionais rapidamente, e na outra posta muita gente experiente ficou cansada, de saco cheio e desistiu do site, deixando todo o fardo para poucas pessoas, desequilibrando o que acontecia no começo.

Então é uma questão complicada e não é bem como alguns enxergam. Eu nunca vi um caso de alguém que fez tudo o que eu digo para fazer e continue com essa ideia de que o iniciante não é bem recebido lá. O problema é outro.

Não é perfeito, está cada dia pior, todo mundo tem um pouco de culpa, mas a solução só vai acontecer quando as pessoas mudarem a postura quando postam algo lá pedindo para pessoas aleatórias que são 100% voluntárias e nada recebem para ajudar quem, em muitos casos, sequer retribui de alguma forma, de acordo com as regras da plataforma.

Algumas pessoas só estão dando esmola com a carteira dos outros.

Por isso vejo com bons olhos ter um ChatGPT para a pessoa perguntar. Só não vejo com mesmo olhos o fato dele dar respostas erradas aos montes e estar agradando as pessoas mesmo assim. Isso vai dar ruim. De degrau em degrau estamos descendo ao inferno, sem perceber. è uma pena. Posso fazer pouco. Estou fazendo esse pouco agora, para desespero de muitos. Infelizmente não consigo fazer mais que isso.

-2
1

Não veja o que? Pode desenvolver a ideia? Parece que é disso que eu estou falando, fica difícil comunicar algo com tão poucas palavras, por isso não dá certo.