Executando verificação de segurança...
1

Testes automatizados de CSS fazem algum sentido?

Testes automatizados de CSS fazem algum sentido?

Olá pessoal, eu tenho conversado com o meu líder sobre alguma solução pra não quebrar a estilização das coisas, mas não achei muito conteúdo na internet sobre esse tipo de teste (além do Selenium, que pro nosso cenário é muito caro).
Quando se fala de testes unitários a gente geralmente manda algo pra uma classe ou método e vê se a saída é o que a gente espera no cenário do teste, então pensando assim, tem alguma forma de fazer isso com CSS?

Temos um sistema de "componentes" de layout, que pode ter diferentes apresentações, exemplo: banner tipo 1, banner tipo 2..., e de tempos em tempos a gente altera um e quebra o outro. Um pensamento que eu tive para resolver isso foi o de definir um CSS "base" não mutável que será "herdado" por outro(s) para tentar isolar melhor um do outro, mas de novo eu não sei se algo assim faz sentido, até porque css é uma coisa que muda com frequência (pelo menos aqui). Isso pode até garantir uma estrutura melhor, mas e se eu quisesse dar um passo além para garantir a integridade desses "componentes"?

Isso de testar css é muito cinzento na minha cabeça até porque ele sem o HTML não faz sentido (o inverso não é totalmente verdade). Vocês tem alguma experiência ou algum ponto para agregar?

Carregando publicação patrocinada...
1

Sim, faz sentido e pode ser especialmente útil em teste de regressão. Mas realmente é bem complexo, pois é por definição impossivel testar algo que não é executado. Mas o CSS é de certa forma 'executado' pelo navegador.

O que já vi sendo feito de forma automatizado é tirar screenschots dos componentes renderizados pelo browsers e comprarar com uma imagem do componente esperado.