Executando verificação de segurança...
0

O que você espera da programação?

:

Seja sincero

o que realmente você espera da programação? Ou o que você espera encontrar nas redes socias dos devs mais conhecidos atualmente? Carros de luxo? Uma ótima casa, talvez? Algo que vce tente confirmar pra si mesmo que valerá a pena não desistir da área? Algo que te conforte o suficiente para continuar com a bunda na cadeira por horas e horas estudando sem saber quando seu esforço será recompensando?

Não se engane

Não se engane, eu também estou incluído nessas vertentes! Tenho 20 anos, estou no início dos meus estudos na área da programação, em poucos meses, fui e voltei diversas vezes, fiquei perdido sobre qual linguagem aprender, entre outras coisas, o que eu acho que seja muito comum no início! Me livrei dessa incógnita e hoje sei que o que menos importa, de certa forma, é a linguagem que vce irá aprender, apenas comece!

A dificuldade

Afinal, a programação é um mundo complexo a ser estudado, mas se há outros seres humanos exercendo essa função, então é completamente possível! Devemos parar de nos limitar, mas também devemos reconhecer nossos limites, se é que me entende. Após ler e rever diversas publicações no tabnews, muitas pesquisas sobre o que eu poderia fazer para me encontrar, cheguei à conclusão que tudo que nos propormos a fazer com excelência, será complexo o suficiente para deixar vce, talvez, inseguro!

Vce quer desistir e tentar outra profissão?

Vá em frente, já que vce julga que não conseguirá aprender e ser capaz o suficiente para conquistar algo bom, experimente, talvez, concursos públicos, dos quais possui milhares de candidatos concorrendo por pouquissímas vagas, é possível ser aprovado? CLARO, mas requererá seu esforço da mesma intensidade! Dentre várias outras profissões, tudo envolverá dificuldades se vce quiser ser bom o suficiente!

Minha conclusão

Cheguei à conclusão que não importa o que façamos, se não fizermos com excelência, nenhuma porta boa se abrirá em nossas vidas, odeie fazer coisas dentro do comum, odeie entregar serviços ruins, odeie estudar de maneira errada, odeie se entregar a situação atual e permanecer parado! Isso não é um post para incentivo, mas para me fazer pensar sobre o que estou buscando e talvez fazer vce pensar o mesmo!

Você, iniciante, pode me responder o que busca na programação, seus medos e inseguranças? E também aos experientes na área, o que vcs ainda buscam e o que buscavam no começo?

Ficarei agradecido pelas respostas, tanto favoráveis quanto discordâncias, fiquem a vontade

Carregando publicação patrocinada...
1

Eu, como a maioria dos programadores que iniciaram comigo, sempre quis trabalhar na indústria de jogos. Esperava a glória de ser um grande programador e ver minhas contribuições sendo jogadas por milhões de pessoas.

Quando entrei na faculdade tomei um banho de água fria e tive que mudar totalmente minha ideia original. Hoje sou desenvolvedor web fullstack e acredito que encontrei o meu espaço no mundo da programação.

E claro, como quase todo ser humano que trabalha com tecnologia penso no mínimo uma vez por mês em mudar de área. Mas isso nunca passa de uma ideia, já que gosto muito do que eu faço e sei que tem dificuldades em todas as áreas

1

Acho extremamente válido questionar o que nos leva a seguir a programação como carreira.
Mas tem alguns apontamentos que acho importantes:

  • Fazer algo apenas para ter uma vida financeira mais saudável não é algo ruim ou algo errado. Mas é importante lembrar que fazer algo bem o suficiente para ser bem remunerado sem ter no mínimo um interesse/curiosidade sobre o assunto é algo que, se não for impossível, é certamente muito mais difícil do que seguir um caminho onde há vontade genuína de aprender e melhorar. Não dá para fingir desejo.
  • Programação não é um necessariamente um chamado do destino. Às vezes é algo que você simplesmente gosta, e quanto mais estuda, mais interessado fica. É bem legal parar de mistificação, parar de achar que vai haver um momento em que o universo vai te dar o sinal de que você é o escolhido para fazer isso.