Executando verificação de segurança...
-2
Carregando publicação patrocinada...
1

Bem, responder a essa pergunta pode ser um desafio, uma vez que, ao longo dos anos, desenvolvendo código, acabei desenvolvendo opiniões e perspectivas sólidas kk. No entanto, a minha jornada começou da mesma forma que a de muitos outros programadores, com Python. Inicialmente, mergulhei de cabeça na programação, buscando entender os fundamentos e a lógica por trás dela, com o objetivo de criar meus próprios projetos.

1

Olha... eu não sou necessariamente um iniciante, mas faz anos que não programo profissionalmente. Hoje estou voltando a programação através do Python, não por achar mais fácil ou difícil e sim por ser menos "verboso" que muitas linguagens, o que me possibilita desenvolver novas tecnologias e me atualizar novamente com o que eu deixei pra trás onde era desenvolvedor Delphi em 2011. Mas como um iniciante total eu começaria do mesmo jeito que comecei: Lógica de Programação e Papel e Caneta. Sair de frente da tela antes de implementar algo.

1

Aprende os fundamentos, tendo em vista que com aprender quero dizer saber o básico das coisas: Como um computador funciona, o que é linguagem de programação, Lógica de programação, Redes, Protocolos e por ai vai. Mas só o básico, para você entender um pouco de como as coisas funcionam. Claro, é um estudo que é ciclico, você não precisa gastas meses nos fundamentos. A partir do momento que você entender como a lógica de programação funciona e seus paradigmas, é da hora pegar uma linguagem para aplicar.

Lembrando que cada linguagem tem seu paradigma e sintaxe, as linguagens que mais se assemelham à lógica que é ensinada são: Python, Javascript e Ruby. Linguagens como: C#, C++, Ocaml e Elixir, tem uma barreira maior em relação à sintaxe e ao paradigma.

Enquanto estiver estudando a sintaxe, se atenha em fazer exercícios de acordo com o tópico da sintaxe em que você está. Edabit.com é uma boa plataforma para treinar sua lógica e memorizar a sintaxe da linguagem em que vocẽ está estudando.

Se for por hobbie: a melhor será a que atender ao que você quer fazer -> C++, C#, Java, Typescript(Js), Ocaml, Elixir, Ruby...

Se for para arrumar trabalho: Java ou C# e Javascript/Typescript.

Se for os dois: Javascript/Typescript ( Front-end / scripts / backend) e C# ou Java/Kotlin (multiplataforma, backend, games)

1

Eita, aquela pergunta marota kkkk

Bom eu iniciaria assim:

  • Lógica de Programação
  • Aprender uma linguagem especifica, como C#
  • Estudar Matemática: Começaria com matemática discreta
  • Conceitos básicos de design de software, não precisa começar com um clean code da vida.
  • Muita pratica com desafios de sites com Leet Code ou BeeCrowd

Após isso:

  • Arquitetura de redes
  • Sistemas Operacionais
  • Arquitetura de computadores
  • Banco de dados
  • Front End

Isso sendo apenas o início, mas acho que seria um bom começo