Ótima réplica! Vou tentar ser o mais claro possível nas decisões que tomei ao implementar esse serviço.
1º - Eu acredito que não existe almoço grátis. O que eu quero dizer com isso? Por mais que existam outras plataformas que sejam abertas e que eu possa hospedar, no final do dia tudo tem um preço. Eu teria que dar manutenção, fazer possíveis correções, mantê-lo atualizado e rodando. A hospedagem já seria um custo (menor que o do Twilio, lógico, porém não deixa de ser custo).
2º - Eu tenho uma equipe modesta (se é que posso chamar de equipe). Temos duas pessoas trabalhando nesse projeto e ambas são empregadas em tempo integral, ou seja, só temos tempo para nos dedicarmos a esse projeto à noite e nos finais de semana. Eu acredito que essa seja a realidade de 90% dos programadores que querem começar a empreender.
3º - Como se trata de um projeto MVP e está bem estruturado com Clean Architecture e alguns padrões de projeto, eu acredito que esses serviços externos podem ser desplugados e posso plugar novos serviços assim que for preciso. Então, sim, isso pode ser visto como melhoria posteriormente.
4º - Eu ainda não sei onde esse projeto pode chegar. Ainda está embrionário e pode ser que resolva a dor de alguém, ou não. Estou lançando no mercado para ver o que posso tirar de insight para posterioridade.
5º - Por fim, se não der em nada, eu terei um projeto em meu portfólio que utiliza ChatGPT, Whisper, Twilio e Chatbot. O que importa no final de tudo são as experiências e aprendizados.