Executando verificação de segurança...
2

Estamos em 2022 e ainda uso Delphi

Se nunca ouviu falar de Delphi, provavelmente não precisou fazer um sistema integrado com impressora fiscal, balança, leitor de código de barras ou software que trabalhe offline. Estes exemplos citados são os casos mais comuns onde a linguagens Delphi(Object Pascal) é utilizada. Bom, pelo menos foram os sistemas que mais trabalhei nesta carreira de 10 anos como analista e desenvolvedor de sistemas utilizando Delphi como linguagem de programação principal.

Existem sistemas com funcionalidades tão específicas e complexas que são inviáveis de serem migrados para uma linguagem javascript por exemplo, pois foram desenvolvidos a muito tempo atrás e por isso tem milhares de validações e regras internas, além disso podem ter um funcionamento que não dependa de uso da internet por exemplo, sendo híbrido ou completamente offline.

E apesar de linguagens como JavaScript e PHP estarem no topo das mais usadas, o mercado ainda tem muitas empresas que tem o sistema legado, que são softwares que foram desenvolvidos a pelo menos 20 anos e estão em pleno funcionamento.

Além disso, um ponto muito importante a se abordar é que nesse ramo desenvolvimento desktop, faltam profissionais e o mercado não está mais produzindo profissionais para esta linguagem e outras mais antigas. Os estudantes normalmente aprendem as linguagens mais atuais e se limitam a isso. Não tem ideia do mundo de stacks existentes e de outros mercados alternativos de desenvolvimento. Muitas vezes preferem brigar por uma vaga front-end que paga menos 2k, do que aprender linguagens menos usadas como Delphi e poder entrar em uma vaga para ganhar o dobro do que ganharia como front-end.

Já estudei diversas linguagens, javascrip, php, golang e várias stacks, entretanto ainda uso o Delphi e acho que continuarei usando por bons anos. É uma linguagem fácil aprendizado, desenvolvimento rápido, consigo desenvolver para diversos sistemas operacionais e com ajuda de componentes (plugins) consigo desenvolver para outras plataformas e dispositivos e o melhor é que é tudo muito visual (arrasta e solta).

Se nunca teve contato com o Delphi, hoje tem a possibilidade para baixar a plataforma de desenvolvimento de forma gratuita e testar. Crie um aplicação, um serviço ou aplicativo para seu celular de forma rápida.

Baixe gratuitamente e teste https://www.embarcadero.com/products/delphi/starter?gclid=CjwKCAiAyfybBhBKEiwAgtB7fstGppsfRlo7HAQ0za97-uXhPZwfpzTqDOQJismAtP7AirI8SlDJdhoC14gQAvD_BwE e depois me dê um feedback do que achou.

Sucesso! Bons estudos.

Carregando publicação patrocinada...
1

Eu também trabalho com delphi hoje, mas só por conta dos legados que tem na empresa que trabalho.

E sim o soft é Fiscal(zero surpresa). Se fala em soft delphi no Brasil, seguimos um padrão bem linear... delphi e AcBr. Mas bem aqui trabalhamos com tudo integração food, servidor app, app android, sped etc... Bem, tem de tudoe mais um pouco...
E a assim, a biblioteca AcBr ela é incrível, tem anos de teste no mercado, comunidade enorme etc...

Ok, mas falei tudo isso pra falar com um certo peso de que delphi não está evoluindo...
A ultima versão do delphi acho que foi o 11(Alexandria) e ainda sim ela continua desenvolvendo coisas para as pessoas que já está na base dela, continue na base, mas não vai captar novas pessoas.

A sintaxe ajuda para manter algumas pessoas afastas eu acredito que sim, mas acho que não é o crucial...

  1. Highlights do delphi é quase um bloco de notas.(Ai usamos o CnPack que é fraco também, mas ajuda).
  2. O auto-complete durante a execução foi adicionado acho que duas versões atrás.

Isso o delphi IDE, mas vejo uma falha na comunidade do delphi também...

  1. Falta encorajar mais o uso de funções/procedures anônimas(e call-back);
  2. Falta encorajar mais o uso de uso de assíncronismo;
  3. Falta encorajar mais o uso de POO.
  4. ...

E sobre o arrastar e soltar eu não vejo problema algum(digo isso porque tem muita gente que fala al disso). O que me cheira mal demais é ter um componente para tudo, já pre-instanciado na memória, tudo sendo feito através de propriedades, para isso é melhor de fato trabalhar com lowcode/nocode. Vê se não é comum um código assim....

begin
    Qr.Close;
    Qr.SQL.Clear;
    Qr.SQL.Add('SELECT ...');
    Qr.Open;
    
    .....
    
    Qr.Close;
    Qr.SQL.Clear;
    Qr.SQL.Add('SELECT ...');
    Qr.Open;
end;

Onde Qr é um componente TIFBQUERY/TFD/TSQL... incluído em uma DM da vida junta de várias outras... onde se torna mais complexo de se manter aquilo... Levei tempo pra pegar boa parte do que tava ali.

Mas quanto ao Delphi compilador...

O compilador é muito bom! Ele gera um .exe bem grandinho mas besteira perto dele ser um .exe muito rápido e com quase zero dependências, então sim o compilador do delphi não tenho do que reclamar ele é muito bom ele poderia sim competir com outros compiladores grandes.

Eu de fato não gosto da IDE e de algumas decisões tomadas na estrutura da linguagem.

Eu acredito que o mundo não é só Js/Ts. Imaginem Js e Ts(exemplo...) para o mercado está em uma bolha. Delphi e algumas outras linguagens não estão! Então vale apena estudar delphi? Claro!
Vai que você gosta da facilidade inicial de desenvolver um app em poucos minutos para qualquer plataforma final, mas é preciso experimentar coisas e não se fechar para tudo.

E sucesso diego, obrigado por compartilhar o delphi com a gente.