Executando verificação de segurança...
1
dhr
2 min de leitura ·

[DÚVIDA] O que as empresas esperam de um teste técnico para vaga Pleno?

No início deste mês caí no Layoff, todo o meu time foi cortado e eu era PJ. Então agora estou correndo contra o tempo na busca de um novo emprego com PHP ou .NET.

Eu tive a oportunidade de fazer 2 testes técnicos até o momento, no estilo Take Home de 7 dias. Como faz um tempo que não procuro emprego, segue a dúvida:

O que um recrutador espera ver em um teste no sentido arquitetural da aplicação? Os testes costuman ter requisitos simples, com poucas regras de negócio. Por exemplo: um CRUD Todo com autenticação.

Ao mesmo tempo que é simples, a descrição dos testes costumam pedir SOLID, KISS, Clean Code, Testes, Arquitetura em camadas. Mas outros já pedem que também aplique conceitos de DDD (Domain Driven Design).

Então, se a descrição pede o princício KISS (Keep It Simple, Stupid) para um aplicativo tão simples, aplicar coisas como monolito modular com CQRS e Event Sourcing é um exagero. Na vida real a maioria não começaria um MVP assim.

Devo construir um monolito daqueles com um modelo de domínio anêmico, com classes Services para lidar com as regras de negócio e Repositories para persistência?

Devo construir um monolito modular, com módulos isolados com o próprio banco/schema e comunicação via Gateway/Facade e/ouEventos de integração?

Se eu fizer simples e o meu concorrente fizer um monolito modular? Ou um microserviço orientado a eventos?

Será que tudo vai depender da cabeça de quem irá avaliar?

Enfim, eu prefereria fazer simples, mas aí meu concorrente pode fazer complexo e o avaliador pensar que eu só sei o simples.

Mas se eu fizer complexo, pode ser que o avaliador considere muito exagerado.

Qual é a experiêcia de vocês?

Obrigado!

Carregando publicação patrocinada...
2

O que elas quiserem. Elas podem até saber só se você é capaz de raciocinar. Talevz elas queiram saber se você conhece sobre a empresa. Se entende que esse termo é só algo burocrático e específico. Ou podem querer descobrir se você adere à modinhas ou não, algumas empresas querem uma coisa e outras querem o oposto.

Pode ser que peçam coisas que mostre que a vaga é ruim.

Microsserviço em um teste para uma vaga? Se eles pedirem mostra que não têm ideia do que estão fazendo. Se você conseguir demonstrar o que querem, então vocês darão match. Mas sei lá, eles podem ser bem "criativos" também, anda acontecendo bastante. Cada dia eu tenho mais raiva dessas empresas cuando vou consumir com eles, é sempre sofrimento, agora mesmo está acontecendo isso.

Tudo vai depender da cabeça de quem irá avaliar. Sempre foi assim.

Eu faria simples e correto, o que nem sempre é fácil. Se acharem que eu errei por fazer assim, vou comemorar por não trabalhar lá. Eu quero demonstrar que sei desenvolver software, que entendo os fundamentos, que tommo boas decisões, que consigo avaliar quais técnicas, ferramentas e metodologias me ajudam ou atrapalham, e tenho experiência com alguma tecnologia específica. Bom, geralmente será uma vaga que vão chamar de sênior, mas eu não ligo para o título, eu era sênior com pocuo mais de 20 anos, depois fui júnior, depois mudei algumas vezes, e sempre tive uma trabalho mais difícil que o outro.

Mas não sei sua situação, pode ser que precise ter uma abordagem para resolver sua questão pessoal. Por isso, além de não poder achar que todas as empresas são iguais, as pessoas também.

Uma dica que posso dar é perguntar para eles como eles querem que faça. Alguns lugares podem não querer responder justamente porque querem avaliar isso em você. Mas podem querer saber só se você consegue fazer uam receita de bolo, em muitos casos se sabe até pagar para alguém fazer por você quando isso é possível.

A sua dúvida é uma questão lógica. Pode ser que queiram que você resolva justamente isso.

Contém ironia, em partes.

Eu falei mais sobre isso em https://www.tabnews.com.br/maniero/faq-do-programador-perdidao.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).