Executando verificação de segurança...
1

Instalação do Docker no Alpine

Olá, e sim!, dessa vez nós vamos instalador o docker no alpine, e não o contrario que é normalmente feito já que o alpine é a distro mais leve pra containers e também a mais usada.

Vamos começar!

Adicionando o repósitorio da comunidade

Primeiramente vamos precisar de um editor de texto que funcione na linha de comando, minha escolha aqui é o VIM mas você pode usar outro se quiser, podemos instala-lo usando o comando apk add vim, agora devemos obter a versão da sua instalação do alpine, para isso podemos usar os seguintes comandos:

source /etc/os-release  # Importa algumas variáveis com informações sobre o sistema
echo ${PRETTY_NAME} | awk '{ printf $3 }'  # Mostra versão do sistema

Agora que temos a versão do sistema em mãos, vamos adicionar uma linha indicando o repósitorio no arquivo /etc/apk/repositories, edite e adicione a seguinte linha no final do arquivo:

http://dl-cdn.alpinelinux.org/alpine/VERSÂO_DO_SISTEMA/community

E é só salvar e podemos atualizar a lista de pacotes com o comando apk update e já teremos o repósitorio da comunidade funcionando.

Instalando e configurando o docker

Para fazer a instalação do pacote é só rodar apk add docker e esperar, agora temos que adiciona-lo ao boot para que inicie quando o sistema ligar, vamos iniciar o serviço manualmente para que não seja preciso reiniciar o sistema agora, rode os comandos a seguir:

rc-update add docker boot  # Adiciona ao boot
rc-service docker start  # Inicia o serviço

Instalação concluida e funcionando, mas tem um porem... Apenas o root tem permissão para utilizar o docker, você vai estar sempre usando o sistema como root ou tendo que entrar como tal para fazer alterações? Acho que não, né?

Adicionando/Configurando usuário

Como esse tutorial está se baseando em uma instalação do zero do alpine linux, eu estarei ensinando a criar um usuário nesse sistema e em seguida como adiciona-lo ao grupo do docker para que tudo funcione sem precisar estar usando como root.

Para adicionar um usuário no alpine linux o comando é um pouco diferente do usado no debian, normalmente quando vamos criar um usuário no debian usamos o comando useradd mas no alpine básico esse comando não existe, o que temos como alternativa é o adduser que serve tanto para criar um usuário quanto para adiciona-lo a um grupo, para criar e adicionar um usuário a um grupo rode os seguintes comandos:

adduser dheisom
adduser dheisom docker

Aqui eu usei meu nome como exemplo de usuário, quando rodar o primeiro comando ele vai criar o usuário e pedir a senha para ele, no segundo comando ele não vai pedir nada e nem ter nenhuma saida no terminal se ocorrer tudo certo.

Caso queria testar sua instalação com o usuário normal basta fazer login usando o comando su dheisom - e executar o container de teste do docker com o comando docker run hello-world.

Bom, então é isso, se tiverem alguma duvida ou algo não estiver funcionando podem deixar ai nos comentários que vou tentar ajudar ;)

Obrigado por ler até aqui e se deseja ver a referência original podem acessar a wiki do alpine sobre o docker

Carregando publicação patrocinada...
1
1

A utilidade é a mesma de que se estivesse instalado em outro sistema: rodar containers com sistemas diferentes preconfigurados.

A diferença aqui é apenas a velocidade de inicialização do sistema host e o baixo consumo de recursos do mesmo para se manter em funcionamento, um debian usa muito mais recursos que o alpine por exemplo, isso é útil pra quem deseja usar um computador antigo com poucos recursos ao máximo