Linguagem lógica - Lógica de Primeira ordem, Cláusulas de Horn, Lógica das Descrições. Ainda são usadas? Para quais funcionalidades?
Vocês talvez tenham sido expostos à linguagem de lógica simbólica durante algum curso ou livro que leram sobre lógica. Eu não sou programador e talvez essa seja minha barreira.
Acredito que vocês, mais experientes possam falar com mais precisão sobre o assunto.
Atualmente estou desenvolvendo uma pesquisa onde diversos autores mostram a lógica de primeira ordem (e seus subconjuntos) como uma alternativa para programar regras a serem incorporadas no futuro em aplicações por meio de racionalizadores lógicos (http://www.cs.man.ac.uk/~sattler/reasoners.html).
Me foi apresentado esse tema indicando que a implementação de regras para verificação por meio de linguagem lógica em um racionalizador seria uma opção muito mais elegante do que implementar isso diretamente em um programa. Seria mais elegante o racionalizador ser chamado pelo programa ao invés de uma solução hard-coded.
E então, o que acham? Vale a pena trabalhar com lógica simbólica no mundo de hoje? A soluçaõ de implementação de racionalizadores é viável?