Executando verificação de segurança...
2

Sem faculdade não funciona bem.

Olha, eu venho lendo algum material sobre esse novo paradigma criado por Musk e similares dizendo que o mercado precisa e de quem precisa saber resolver problemas e não se tem graduação.
O caso de sugir uma pessoa que saiba resolver bem os problemas sem uma graduação implica que essa pessoa tem muita experiência e passou por muitos problemas semalhantes. Ou seja, conhecimento prático de quem tem muita iniciativa e disciplina. Isso não é comum. Isso é raro.
O caminho ideal para uma formação sólida seria um bom curso de graduação porque você ataca outros campos correlacionados (ou até nem tanto, mas podem se cruzar um dia). Essa formação de base lhe projeta, eleva seu potencial que fica latente até que uma situação específica aparece. Se é uma pessoa dedicada, disciplina e curiosa, uma graduação lhe avança mais que uma vida de prática e cursos online. Ah, e tente uma solução presencial para faculdade, as opções on-line não permitem a mesma troca, colaboração e contato com colegas como uma presencial. Esse contato entre companheiros de curso pode lhe movimentar mais do que estando on-line.
Mas você disse que trabalha o dia todo, então fica pesado uma graduação em computação. Eu considero que seria ideal migrar para uma área relacionada com seu desejo de programação (talvez partindo dos cursos online) e quando possível fazer uma graduação.

Carregando publicação patrocinada...
1

Boa tarde @dglopes!

Cara, que dissertação excelente, principalmente quando você cita o quesito de "um bom curso de graduação porque você ataca outros campos correlacionados (ou até nem tanto, mas podem se cruzar um dia). Essa formação de base lhe projeta, eleva seu potencial que fica latente até que uma situação específica aparece.", e realmente, quando levantei essa dúvida, me questionei se realmente eu estaria pronto para lidar com situações recorrentes na área.

Hoje, por exemplo, trabalho como técnico administrativo aqui em uma empresa, dado o aprendizado que tive durante o ensino médio integrado ao meu ensino técnico em administração, sei que minha postura e meu jogo de cintura para negociar e liderar na empresa com certeza não seria nem possível sem as aulas presenciais no curso, que era onde praticávamos esses pontos, e que achávamos que jamais iriamos aplicar.

Penso que estaria perdendo grande parte desses exercícios de resolução de problemas complexos na faculdade, por mais que esteja longe da prática realmente, muitas vezes o pessoal cita como um problema ter muita teoria em uma faculdade de TI, penso que as vezes a teoria é o que formenta nossa capacidade de racicionar com um embasamento concreto, fora o networking e o aumento de rede que talvez eu possa ter na faculdade.

Vejo muita vantagem nesses dois caminhos e realmente está sendo uma decisão difícil de tomar, sinto que envolve tantos fatores cara...

Cogitando que eu fosse investir meu tempo e meu dinheiro na faculdade, e tentar ter um tempo para cursos online, nem que fosse 1h por dia, entre ADS e Engenharia de Software, você me recomendaria algum deles?

1

Cara, que bom foi útil de algum modo.
Sobre sua dúvida, não sei lhe responder porque não sou da área, mas lhe dou uma dica que uso no trabalho: Faça o que mais gosta. Isso tem dois benefícios: Você ganhar $ sem trabalhar e se motiva a aprofundar e se especializar naquilo.
Não se torne um profissional mediano. Medianos não ficam felizes com o que estão fazendo e para sair da da mediocridade(termo forte, mas é uma qualidade do mediano) você precisa desejar fazer algo diferente naquele trabalho.
Ao final, o que vai importar é se está feliz com o que faz.