97 Conceitos de JavaScript Que Você Deveria Saber
A popularidade do JS se deve a diversos motivos, e um dos motivos é por ela ter uma forma de escrever o código simples, por isso, o JavaScript é considerada uma linguagem de alto nível, ou seja, sua escrita tá mais próxima da compreensão humana do que da linguagem de máquina.
O JS tá em constante evolução, com específicações ECMAScript que define a padronização pra garantir a consistência da linguagem.
Uma outra característica que marca o JavaScript é por ser uma linguagem interpretada, o que significa que o código é executado diretamente pelo navegador linha por linha, sem a necessidade de um processo de compilação.
O JavaScript é usado tanto no lado do cliente, ou seja, no navegador, quanto no lado do servidor, através do Node.js.
Além disso, o JS também é uma linguagem multiparadigma, suportando programação orientada a objetos, funcional e até mesmo imperativa.
Para vincular o JS no HTML utilizamos a tag script. Onde podemos utilizar o código JS dentro da própria tag, ou criamos um arquivo JS separado e vinculamos o arquivo pelo atributo src da tag script.
Reutilizar código é importante e conseguimentos isso criando funções, e no JavaScript isso se dá através da palavra chave function. Ao criar uma função nós criamos um escopo para aquela função, e ela só será executada se nós chamarmos essa função. Para nome de funções, variáveis e parâmetros nós utilizamos essa forma de escrita para padronização, que se chama camelCase, onde cada nova palavra se inicia com letra maiúscula, menos a primeira.
E quando queremos imprimir algo no console, podemos utilizar console.log() e o valor desejado dentro dos parênteses.
Para ver o valor impresso no console, podemos utilizar a ferramenta Dev Tools que tem na maioria dos navegadores, apertando F12 na página web.
E olha, se você tá escrevendo um código JavaScript e por acaso você trocar uma palavra reservada que deveria ser minúscula para maiúscula, vai dar problema. Isso se dá porque o JS é uma linguagem case-sensitive, ou seja, se você usar “Var” ao invés de “var” para declarar uma variável, vai dar erro de sintaxe. Ah, e outras 2 formas de declarar variáveis para armazenar dados durante a execução do programa é usando as palavras-chave const ou let.
Para declarar uma variável utilizamos a palavra-chave para declaração de variável seguida do nome da mesma, o operador de atribuição =, e por fim o valor da variável encerrando a instrução por ponto e vírgula.
Cada instrução JS nós utilizamos ; no fim para indicar que é o fim daquela instrução.
+80 Conceitos no YouTube
Postei um vídeo no meu canal do YouTube DevZito onde falei sobre esses conceitos + outros 80 que englobam o JS (indo de programação assíncrona, lações de repetição, POO e etc).
O vídeo tem cerca de 10 min: https://youtu.be/CxpZhLUkloc
Espero ajudar. Tamo junto, devs!