Executando verificação de segurança...
4

97 Conceitos de JavaScript Que Você Deveria Saber

A popularidade do JS se deve a diversos motivos, e um dos motivos é por ela ter uma forma de escrever o código simples, por isso, o JavaScript é considerada uma linguagem de alto nível, ou seja, sua escrita tá mais próxima da compreensão humana do que da linguagem de máquina.

O JS tá em constante evolução, com específicações ECMAScript que define a padronização pra garantir a consistência da linguagem.

Uma outra característica que marca o JavaScript é por ser uma linguagem interpretada, o que significa que o código é executado diretamente pelo navegador linha por linha, sem a necessidade de um processo de compilação.

O JavaScript é usado tanto no lado do cliente, ou seja, no navegador, quanto no lado do servidor, através do Node.js.

Além disso, o JS também é uma linguagem multiparadigma, suportando programação orientada a objetos, funcional e até mesmo imperativa.

Para vincular o JS no HTML utilizamos a tag script. Onde podemos utilizar o código JS dentro da própria tag, ou criamos um arquivo JS separado e vinculamos o arquivo pelo atributo src da tag script.

Reutilizar código é importante e conseguimentos isso criando funções, e no JavaScript isso se dá através da palavra chave function. Ao criar uma função nós criamos um escopo para aquela função, e ela só será executada se nós chamarmos essa função. Para nome de funções, variáveis e parâmetros nós utilizamos essa forma de escrita para padronização, que se chama camelCase, onde cada nova palavra se inicia com letra maiúscula, menos a primeira.

E quando queremos imprimir algo no console, podemos utilizar console.log() e o valor desejado dentro dos parênteses.

Para ver o valor impresso no console, podemos utilizar a ferramenta Dev Tools que tem na maioria dos navegadores, apertando F12 na página web.

E olha, se você tá escrevendo um código JavaScript e por acaso você trocar uma palavra reservada que deveria ser minúscula para maiúscula, vai dar problema. Isso se dá porque o JS é uma linguagem case-sensitive, ou seja, se você usar “Var” ao invés de “var” para declarar uma variável, vai dar erro de sintaxe. Ah, e outras 2 formas de declarar variáveis para armazenar dados durante a execução do programa é usando as palavras-chave const ou let.

Para declarar uma variável utilizamos a palavra-chave para declaração de variável seguida do nome da mesma, o operador de atribuição =, e por fim o valor da variável encerrando a instrução por ponto e vírgula.

Cada instrução JS nós utilizamos ; no fim para indicar que é o fim daquela instrução.

+80 Conceitos no YouTube

Postei um vídeo no meu canal do YouTube DevZito onde falei sobre esses conceitos + outros 80 que englobam o JS (indo de programação assíncrona, lações de repetição, POO e etc).
O vídeo tem cerca de 10 min: https://youtu.be/CxpZhLUkloc

Espero ajudar. Tamo junto, devs!

Carregando publicação patrocinada...
5

Uma outra característica que marca o JavaScript é por ser uma linguagem interpretada, o que significa que o código é executado diretamente pelo navegador linha por linha, sem a necessidade de um processo de compilação.

É um pouco mais complicado que isso. Se pegarmos, por exemplo, a engine V8 (usada no Chrome e no Node), veremos que ela compila o código sim. Inclusive, a própria documentação do V8 diz claramente que "V8 compiles and executes JavaScript source code".

Na verdade, é uma abordagem mista, com um interpretador executando inicialmente, juntamente com um compilador JIT (just in time), que como o nome diz, pode compilar determinados trechos mais usados (tudo feito durante a execução, podendo inclusive otimizar o código - ou seja, reescrevê-lo para uma versão mais eficiente que produza o mesmo resultado). O mesmo vale para outras engines, a maioria das mais conhecidas usa uma abordagem similar com JIT.

Vale lembrar também que essa definição de linguagem "interpretada" e "compilada" está a cada dia mais longe de ser algo preto-e-branco, ficando mais para uma área cinzenta e difícil de definir onde termina um e acaba outro. Eu entendo quando as pessoas fazem simplificações para facilitar o entendimento, mas é importante saber que o buraco é mais embaixo (uma definição mais precisa sobre o JavaScript seria "compilada em tempo de execução", por exemplo). Ver mais sobre isso aqui, aqui e aqui.


Sobre usar ; no final de cada statement, é uma dica que pode parecer besta, mas eu acho importantíssima.

Pode parecer "frescura", e sei que o JavaScript "aceita" o código sem ponto e vírgula e "funciona" (e muita gente até ensina e defende que não se use), mas usá-lo sempre evita algumas situações bizarras que podem ocorrer se você não usá-los, como essa e essa (veja mais sobre isso aqui).


Por fim, vale lembrar que o nome oficial da linguagem é ECMAScript (sendo JavaScript a implementação mais conhecida). Ver mais sobre isso aqui.

2

Tem mais alguns pequenos pontos que são misleading no texto original, mas não vou pegar ponto por ponto, quero só fazer o alerta para quem for ler. Eu já feli deles em vários lugares, "em breve" farei alguma mais canônico.

É um modo pedante, mas eu prefiro assim do que as pessoas entenderam errado.

Não vi o vídeo. Lá não vão saber esses probleminhas. Azar o deles.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1