Executando verificação de segurança...
7

03 hábitos que me tornaram um programador melhor

Nesse artigo serei breve em descrever 03 hábitos que adotei durante a minha carreira e que tiveram um grande impacto na minha produtividade e, consequentemente, das equipes em que trabalhei.

1 - DÊ NOMES COM CARINHO.

Quem nunca fez ou já viu uma variável nomeada como “x” ou “y”, que atire a primeira pedra! 

No começo da jornada de um Programador, nos preocupamos apenas em fazer o código funcionar, porém, após ganhar experiência e expertise na área, notamos que as boas práticas e convenções são necessárias. 

Dar bons nomes para variáveis, parâmetros e métodos é um ótimo artifício para deixar o código mais legível não só para você, mas principalmente para outras pessoas que vão ler aquele código. Quem for ler o código precisa entender o que está sendo feito, e se possuir nomes claros e específicos, vai ser muito mais fácil de entender o que uma função faz, até mesmo sem precisar lê-la por completo, ganhando agilidade e menores custos em futuras manutenções.

2 - PRATIQUE TODOS OS DIAS. 

Esse hábito é muito comum no início, porém depois de um tempo é fácil deixá-lo escapar. Isso porque tudo que temos são as práticas e os projetos acadêmicos. Após conseguir o trabalho na área, essas práticas em paralelo são muitas vezes deixadas de lado, e digo isso por experiência própria. Porém, continuar praticando por fora, aprimorando alguma skill ou até mesmo estudando novas coisas é muito importante para não estagnar. 

Os projetos acadêmicos são como os experimentos para um cientista, onde podemos ter nosso laboratório cheio de projetos mirabolantes que estimulem nossa criatividade e mantém o conhecimento em constante evolução.

3 - SE PUDER, MELHORE! 

Caso você esteja navegando pelo código do seu trabalho e viu algum trecho de código que pode ser refatorado em alguns instantes e não comprometa a entrega da Sprint, crie um Pull Request e solicite a melhoria do código (garantir o funcionamento com testes unitários é essencial). 

A melhoria pode ser algo bobo, como: transformar um trecho do código hard code em uma constante; remover um else desnecessário sendo que no if acima o fluxo de controle está sendo retornado; transformar uma super função em funções menores com responsabilidades bem definidas, respeitando o SRP ou até mesmo renomear uma variável que estava com o nome um pouco estranho. 

Essas pequenas mudanças vão facilitar a vida da equipa e deixar o código um pouco melhor cada vez mais. 

Bom, acredito que esses 03 hábitos podem fazer a diferença em nosso cotidiano como Programador 🧑🏻 💻 e, após um tempo se tornam automáticos. Para mim, foi uma virada de chave a adoção dos mesmos.

Carregando publicação patrocinada...
2

Muito top as dicas, eu sou programaddor fazem alguns anos e eu sempre achei desnessessario utilizar um livro para aprender alguma coisa em programacao eu pensava que poxa eu tenho a internet.
Entao eu ganhei o famoso "Clean Code", livro q se torna um divisor de aguas na vida de qualquer dev.
A partir dai eu comecei a comprar mais livros de programacao pois em livros(depende do livro xD) o conteudo apresentado geralmente eh muito mais conciso.

2

Obrigado por compartilhar esses 03 habitos, definitivamente é um bom começo para qualquer um tornar-se um desenvolvedor melhor e fazer com que seus códigos sejam mais profissionais. (:

1
1
1
1

Sou iniciante na programação, comecei a algumas semanas atrás, apesar de não fazer muitas coisas grandes por enquanto, de certa forma já consigo perceber quanta diferença essas dicas fazem, valeu.

1