Fascinante observar a evolução do Git ao longo do tempo. A introdução dos comandos git switch e git restore representa uma tentativa clara de aprimorar a usabilidade e a clareza.
A separação das funcionalidades anteriormente abrangidas pelo pai de todos, onipresente git checkout é uma mudança bem-vinda. A ideia de ter comandos distintos para mudar entre branches (git switch) e para manipular o estado de arquivos (git restore)ajuda demais a entender o que está sendo executado em cada operação.
A tabelinha é uma boa pra nós desenvolvedores nos adaptarmos à nova sintaxe. A transição do antigo git checkout para o novo git switch é intuitiva e reflete a intenção por trás da mudança.
mas lembrando é bom notar o status "experimental" desses comandos, como indicado na documentação. A advertência de que "O COMANDO É EXPERIMENTAL. O COMPORTAMENTO PODE MUDAR" destaca a importância de monitorar as atualizações futuras do Git. A incerteza sobre o futuro dos comandos git switch e git restore pode fazer com que muitos desenvolvedores hesitem em integrá-los totalmente em seus fluxos de trabalho, e acho que é por isso que poucos tutoriais e dicas sobre o git não comentam sobre eles.
embora os comandos git switch e git restore possam não ter conquistado a grande maioria dos devs até o momento, é massa a conscientização sobre sua existência. O futuro dirá se esses comandos experimentais se tornarão a norma, mas qualquer ocisa tem o TabNews pra atualizar a gente <3