Sendo bem direto ao ponto, usam e abusam do const por causa de como o javascript é utilizado e projetado internamente. Utilizamos muitos arrays e objetos. Se você criar um objeto com uma variável constante isso impedirá de você trocar o ponteiro para outro objeto, mas o objeto em si não é imutável, você consegue modificar ele como quiser.
Agora porquê outras linguagens de baixo nível não se utilizam disso? Simples, geralmente o const delas são em tempo de compilação e não em tempo de execução(estou me baseando no C para dar essa resposta). Geralmente elas tem outra variável que imitam o const do javascript, como o final no java e dart. Agora voltando ao assunto anterior, no C a variável const sempre terá o mesmo valor que você escreveu no código na hora de compilar, agora no javascript o const em qualquer momento você pode criar essa variável constante e passar uma referência, depois ela garantirá que você não consiga modificar a referência.
Entendeu? O const do javascript é muito utilizado em outras linguagens, só que com nome diferente e com umas pequenas modificações, como o final do java.
Não sei se a explicação ficou boa, minha didática é horrível.