Ai eu já discordo de você, por exemplo posso falar pra ti duas ideias que tenho e de forma direta ou indireta se relacionam com essa thread.
Eu sou uma pessoa que estuda frequentemente sobre como as pessoas aprendem além de ainda não ter ido de volta para academia para pesquisar isso, eu sempre busco material de pesquisadores da area como a Dra Barbara Oakley.
No futuro quero viabilizar uma plataforma onde as pessoas compartilham conhecimento, minha inspiração é no livro/filme jogador número 1, onde existiam planetas e cada planeta tinha uma temática da cultura pop, minha ideia é conseguir criar planetas com temas especificos, dentro desses planetas assuntos relacionados orbitariam no sistema solar e cada pessoa que usasse a plataforma teria chance tanto de aprender quanto ensinar além de montar sua própria trilha de estudos. Falo isso para todo mundo que conheço nos ultimos 10 anos, ninguém nunca pensou em fazer algo perto disso.
Outra ideia só que muito mais contida que eu tenho é fazer é uma plataforma que a pessoa consiga fazer planos de estudo integrado com um calendário usando repetição espaçada, além disso penso que seja possível ter planos de estudo publicos caso a pessoa quera usar algum de referencia e adaptar a sua realidade, esse caso especifico eu me inspiro nos projetos do roadmap sh, lovely octopus e os guias de inglês do Nação Fluente.
Assim se alguém pegar essa ideia eu até ficaria feliz, pois teria outras pessoas validando essa tese, posso ver que as ideias tem mercado e fazer o meu produto melhor, tanto que faz uns 10 anos que falo dessa ideia para toda a minha bolha. Trabalhei uns 6 anos em startups e uma coisa que aprendi lá é que ideias não valem nada o que vale é ter o produto no ar.
Até uma das motivações dessa postagem é colher alguns feedbacks aqui da comunidade que são pessoas que estão fora para ter mais pontos de vista e está sendo bem enriquecedor.
Acredito que até num futuro não muito distante e faça novas publicações falando da minha jornada pra fazer essa segunda ideia pois quero fazer uma empresa com dados 100% publicos além de fazer um produto open source nesse sentido que se a pessoa não quiser pagar e hospedar por conta própria possa fazer isso.
Outro exemplo que compartilhar é uma ferramenta poderosa é que tenho um projeto de um e-commerce open source feito em vue e python.
https://github.com/jonatasoli/fast-ecommerce
Esse projeto no inicio teve só uma colaboradora e ela através dele conseguiu o primeiro job para o cliente que consome essa solução, agora estamos melhorando a arquitetura dele, mudando o pagador do pagarme pro stripe além de outras coisas, e criando um frontend novo em nuxt js. Até hoje só tenho um cliente usando mas, agora já tem 8 pessoas trabalhando nesse projeto muitos de forma colaborativa e qualquer um pode pegar essa ideia melhorar e aplicar para outro cliente isso só ajuda o projeto a crescer mais, ele pode nunca ser tão grande e abrangente como um Magenta mas, quanto mais gente entrar pra ajudar e fazer ele crescer e trazer novas oportunidades para ele pode virar uma ferramenta interessante mesmo que seja só um nicho muito pequeno.
Espero que esses meus exemplo te tragam uma nova luz a esse assunto, não espero te convencer a mudar seu pensamento só lhe convidar a olhar esse assunto de outra forma também =)