No neovim eu tava testando o neogit mas, de forma geral eu uso o lazygit fora dele. Então pro helix eu não sinto esse problema, principalmente agora que consigo jogar o editor pra traz usar o lazygit e depois voltar o editor pra frente no terminal.
File tree ele não tem, mas isso especificamente não me incomoda no neovim eu uso só o telescope mesmo.
Acho que o ponto pra quem usa vim/nvim até o momento é que muitas coisas são feitas de maneira diferente e outras não tem como plugins, mas como é um editor muito novo ainda tem muito a evoluir então até o momento a feature killer dele é o trabalho de multicursor e no tree-siter, se isso não te motivar talvez ainda vale pra ter uma experiência diferente.
O que é muito sensacional é que vejo a equipe do neovim olhando pro helix e pensando como melhorar a experiencia do editor a partir do que eles estão fazendo.
Num geral ta sendo uma aventura divertida, depois desses 30 dias ainda devo ficar usando ele um tempo por que devo registrar também meu neovim do zero por aqui e ai o helix vai continuar sendo meu editor principal ele tem muito potencial.