Executando verificação de segurança...
2

Ser programador júnior com ChatGPT é melhor ou pior

Esse post é apenas uma reflexão e opinião que estou tendo agora durante o meu trabalho.

Ano passado consegui minha primeira oportunidade como embedded software engineer. Antes, eu já tinha uma experiência com web e web3 e me sentia confortável para criar aplicativos simples como um NFT marketplace básico por exemplo.

Agora que entrei no mundo de embarcados, foi extremamente desafiador, senti que estava aprendendo tudo do zero de novo. Finalmente os conceitos básicos que tive na faculdade fizeram sentido.

Eu me pergunto como teria sido meu progresso em 8 meses sem utilizar AI, acho que 10x mais lento. Uso o ChatGPT diáriamente, principalmente quando preciso implementar uma feature pequena ou começar algo do zero que não sei como.

Qual é a perspectiva de vocês sobre ser programador júnior na era do GPT, como estão se saindo?

Carregando publicação patrocinada...
2

Como qualquer grande ferramenta, não é a ferramenta em si, mas como você a utiliza que realmente importa. Isso pode ser perigoso, mas também representa uma grande oportunidade. Para alguns, será excelente; para outros, pode ser terrível.

A inteligência artificial, como o ChatGPT, pode ser uma mão na roda para programadores, especialmente os júniores, ao oferecer respostas rápidas, exemplos de código e explicar conceitos complexos de maneira simplificada. Isso pode acelerar significativamente a curva de aprendizado e ajudar a superar obstáculos que antes demandariam muito mais tempo e dedicação para serem superados.

No entanto, é neste ponto que reside uma grande armadilha, este esforço e tempo investido, te deixa mais forte, muito simples. O processo de enfrentar e resolver problemas de forma autônoma é intrinsecamente valioso, pois contribui significativamente para o fortalecimento das competências de um engenheiro. Usar o ChatGPT, é negligenciar o desenvolvimento de habilidades cruciais de resolução de problemas e de pensamento crítico. Estas capacidades são fundamentais para a formação de um profissional completo, capaz de navegar com sucesso pelas complexidades da computação.

Eu mesmo, que acredito saber usar razoavelmente bem a ferramenta, tendo passado anos da minha vida em uma das maiores bibliotecas de computação do planeta, muitas vezes noto que o ChatGPT me deixa preguiçoso. E me pego perguntando coisas que seriam muito mais fáceis se eu simplesmente abrisse a documentação e lesse. Imagino que, para um programador júnior no início da carreira, essa dependência pode ser ainda mais prejudicial, podendo, literalmente, destruír sua carreira.

1

O ChatGPT é uma excelente ferramenta, e deve sim ser utilizado, principalmente para agilizar partes mais repetitivas e trabalhosas do projeto, no entanto, o verdadeiro perigo reside em se tornar um refém da ferramenta, veja, não há em si um problema de usar o ChatGPT para implementar uma feature pequena, entretanto, você saberia implementa-la sem a AI? é necessário manter em mente que a verdadeira essência do programador é entender como as coisas realmente funcionam e manipular esse funcionamento, visando resolver um problema ou tornar algo mais eficiênte, por isso se atente de entender bem como as tecnologias funcionam, até porque existe a possiblidade da AI errar, como já foi demonstrado, e caso você não possua o conhecimento de discernir esses erros, o ChatGPT pode acabar atrapalhando mais que ajudando.