Executando verificação de segurança...
5

Vídeo: Como fizemos uma linguagem de programação 100% em português que funciona em qualquer navegador de Internet e qualquer sistema operacional (parte 3: interpretador)

Neste vídeo, implementamos um interpretador de algoritmos em TypeScript, usando retalhos de outros interpretadores que fazem parte do ecossistema do núcleo da linguagem Delégua. Iniciamos com os fundamentos de interpretação, como uma pilha de escopos de execução, resolução de variáveis entre escopos, uma simulação de alguns algoritmos e, por fim, a implementação do interpretador com as devidas modificações nos respectivos Lexador e Avaliador Sintático do dialeto Portugol IPT.

https://youtu.be/OUt0s4F3jMk

Vídeo anterior da série, em que implementamos o Avaliador Sintático: https://youtu.be/lxqY48mDjqQ
Repositório de Delégua: https://github.com/DesignLiquido/delegua
Pull Request onde foi implementado: https://github.com/DesignLiquido/delegua/pull/335

Carregando publicação patrocinada...
2

Série muito boa de conteúdos pra quem esta começando. Linguagem em português com vários dialetos e várias funcionalidade. Parabéns.

2
2

Muito interessante.

Lembro uma epoca que me empolguei com Seed7.
É uma metalinguagem.
Consiste em uma linguagem para descrever outras linguagens.
Página do Seed7
https://seed7.sourceforge.net/

Cheguei a traduzir toda a documentação, criei minha primeira instrução if em portugol, ou seja, "se". Eu tinha grandes planos mas a dura realidade do nosso pais, onde não sobra tempo e muito menos dinheiro, me obrigou a largar tudo.
Blog onde se encontra a tradução
https://criacaojogos.blogspot.com/

1

Nós também não temos muito tempo. De fato, é um trabalho que toma anos para maturar.

Quando começamos, não havia a pilha de escopos de execução mencionada no vídeo. Não existia extensão para VSCode (como existe hoje). Era apenas um dialeto, e nem a instrução leia() existia.

É uma questão de otimizar tempo, em resumo.

Se você quiser, podemos implementar o dialeto da tradução do Seed7 em Delégua. No vídeo demonstramos que isso é possível.