JavaScript: Você sabe como `async/await` é implementado?
Se você usar qualquer mecanismo que faça transcrição de ES2017, como o browserify, para uma instrução await qualquerCoisa()
, terá algo assim:
"use strict";
var __awaiter = (this && this.__awaiter) || function (thisArg, _arguments, P, generator) {
function adopt(value) { return value instanceof P ? value : new P(function (resolve) { resolve(value); }); }
return new (P || (P = Promise))(function (resolve, reject) {
function fulfilled(value) { try { step(generator.next(value)); } catch (e) { reject(e); } }
function rejected(value) { try { step(generator["throw"](value)); } catch (e) { reject(e); } }
function step(result) { result.done ? resolve(result.value) : adopt(result.value).then(fulfilled, rejected); }
step((generator = generator.apply(thisArg, _arguments || [])).next());
});
};
var __generator = (this && this.__generator) || function (thisArg, body) {
var _ = { label: 0, sent: function() { if (t[0] & 1) throw t[1]; return t[1]; }, trys: [], ops: [] }, f, y, t, g;
return g = { next: verb(0), "throw": verb(1), "return": verb(2) }, typeof Symbol === "function" && (g[Symbol.iterator] = function() { return this; }), g;
function verb(n) { return function (v) { return step([n, v]); }; }
function step(op) {
if (f) throw new TypeError("Generator is already executing.");
while (_) try {
if (f = 1, y && (t = op[0] & 2 ? y["return"] : op[0] ? y["throw"] || ((t = y["return"]) && t.call(y), 0) : y.next) && !(t = t.call(y, op[1])).done) return t;
if (y = 0, t) op = [op[0] & 2, t.value];
switch (op[0]) {
case 0: case 1: t = op; break;
case 4: _.label++; return { value: op[1], done: false };
case 5: _.label++; y = op[1]; op = [0]; continue;
case 7: op = _.ops.pop(); _.trys.pop(); continue;
default:
if (!(t = _.trys, t = t.length > 0 && t[t.length - 1]) && (op[0] === 6 || op[0] === 2)) { _ = 0; continue; }
if (op[0] === 3 && (!t || (op[1] > t[0] && op[1] < t[3]))) { _.label = op[1]; break; }
if (op[0] === 6 && _.label < t[1]) { _.label = t[1]; t = op; break; }
if (t && _.label < t[2]) { _.label = t[2]; _.ops.push(op); break; }
if (t[2]) _.ops.pop();
_.trys.pop(); continue;
}
op = body.call(thisArg, _);
} catch (e) { op = [6, e]; y = 0; } finally { f = t = 0; }
if (op[0] & 5) throw op[1]; return { value: op[0] ? op[1] : void 0, done: true };
}
};
Vamos quebrar isso em partes para entender.
Temos duas definições aqui: um "awaiter" e um "generator". O "awaiter" é a interface que trabalha com a estrutura de dados da Promise
. Dois métodos são adicionados além do trivial de uma Promise
: um método adopt
e um método step
.
Vamos ver o método step
primeiro:
function step(result) {
result.done ?
resolve(result.value) :
adopt(result.value).then(fulfilled, rejected);
}
Isso nos mostra que step
trabalha com um objeto que espera uma propriedade done
ser definida como verdadeira para resolver o valor (comportamento trivial de resolve()
de Promise
), senão chamar adopt
.
Aí temos adopt
:
function adopt(value) {
return value instanceof P ?
value :
new P(function (resolve) {
resolve(value);
});
}
Em resumo, adopt
apenas confere se o tipo do argumento value
é algo como uma Promise
. Se não é, encapsulamos o valor e devolvemos algo como uma Promise
.
E por que isso? JavaScript executa em uma thread apenas, então a única forma de simular um comportamento de threads é através de loops (while
) que parecem infinitos mas não são.
O próprio objeto chama o "generator" aqui:
step((generator = generator.apply(thisArg, _arguments || [])).next());
O "generator" também tem um método step()
:
function step(op) {
if (f) throw new TypeError("Generator is already executing.");
while (_) try {
if (f = 1, y && (t = op[0] & 2 ? y["return"] : op[0] ? y["throw"] || ((t = y["return"]) && t.call(y), 0) : y.next) && !(t = t.call(y, op[1])).done) return t;
if (y = 0, t) op = [op[0] & 2, t.value];
switch (op[0]) {
case 0: case 1: t = op; break;
case 4: _.label++; return { value: op[1], done: false };
case 5: _.label++; y = op[1]; op = [0]; continue;
case 7: op = _.ops.pop(); _.trys.pop(); continue;
default:
if (!(t = _.trys, t = t.length > 0 && t[t.length - 1]) && (op[0] === 6 || op[0] === 2)) { _ = 0; continue; }
if (op[0] === 3 && (!t || (op[1] > t[0] && op[1] < t[3]))) { _.label = op[1]; break; }
if (op[0] === 6 && _.label < t[1]) { _.label = t[1]; t = op; break; }
if (t && _.label < t[2]) { _.label = t[2]; _.ops.push(op); break; }
if (t[2]) _.ops.pop();
_.trys.pop(); continue;
}
op = body.call(thisArg, _);
} catch (e) { op = [6, e]; y = 0; } finally { f = t = 0; }
if (op[0] & 5) throw op[1]; return { value: op[0] ? op[1] : void 0, done: true };
}
Que tem o seguinte:
while (_) try { ...
Esse _
foi definido no "generator" como:
var _ = { label: 0, sent: function() { if (t[0] & 1) throw t[1]; return t[1]; }, trys: [], ops: [] }, ...
Então enquanto esse objeto é "verdadeirável", o while
executa. Ele termina aqui:
default:
if (!(t = _.trys, t = t.length > 0 && t[t.length - 1]) && (op[0] === 6 || op[0] === 2)) {
_ = 0;
continue;
}
Essa variável op
é um mantenedor de estados de execução. O primeiro valor indica se a execução do gerador retornou erro ou não:
if (op[0] & 5) throw op[1];
O segundo valor, op[1]
, portanto, é a exceção que ocorreu na execução do gerador.
Pode ser ainda que a execução tenha ocorrido sem erro mas o código fez um throw
de alguma coisa assim mesmo. Por isso temos este retorno:
return { value: op[0] ? op[1] : void 0, done: true };
Finalmente, done
avisa ao "awaiter" que a execução finalizou.
Nossa conclusão: o mecanismo async/await
é na verdade um açucar sintático da execução de uma fila geradora, que é um pouco mais sofisticada que um while(1)
.
Gostaria de acrescentar algo, ou corrigir algum ponto? Comente abaixo.