boa noite, sr.
existe a obrigatoriedade para que instituições de ensino superior (IES) realizem internamente uma comissão própria de avaliação (CPA), em que geralmente é executado um sistema legado.
se o sr conseguir integrar uma CPA junto à tua solução, ao passo em que existam dados privados de interesse restrito à instituição, e simultaneamente existam dados públicos para todos verem, seria interessante.
basta que o sr entenda que existirão dois mundos. se os alunos conhecerem teu site a partir da própria universidade, o sr já vai começar a bombar, pois vai ser um movimento distribuído e descentralizado.
vc poderá rodar anúncios, principal forma de monetizar, ao meu ver. claro, vc pode vender páginas unitárias de avaliação para as IES's.
rota do site que imagino: universidade divulga teu site do CPA, com um formulário mais interativo e personalizado -> integração com código de matrícula e login para validar idoneidade e legitimidade, porém apenas assinando/autenticando o conteúdo sem identificar autoria -> coleta email opcional, consentindo que terceiros utilizem info de curso, endereço, idade e email para realizar publicidade com descontos em pós-graduações e cursos de idiomas e intercâmbios e festas universitárias etc -> aluno realiza formulário interativo, com diferentes etapas e fluxos costumizados pelas coordenações e núcleos docentes estruturantes (NDEs) dos cursos -> envia forms e armazena dados devidos conforme consentimentos -> finalmente, o aluno pode receber publicidades costumizada e personalizada em email ou whatsapp oriundas de diferentes fontes, tais como agências de turismo, agências de intercâmbio, festas universitárias, outras IES's que oferecem pós-graduações, etc.. -> paralelamente, a universidade do aluno recebe um dashboard com painéis para business intelligence e big data analytics, com alguns insights já pré-formulados pelas melhores IAs do momento, com pré-configurações de análise de indicadores e análise de sentimento para feedback em texto -> inicialmente, definem-se as métricas.
login institucional, com um pingo de glassdoor; vs apresentar pelo menos algum comprovante de matrícula a fim de conseguir descontos ou ainda participar de publicidades.
é uma ideia portátil, pois pode ser aplicada em diferentes pontos do fluxo do ciclo de vida de clientes em diferentes nichos de negócios de empresas que atuam no modelo B2C.
aluno quer fazer o CPA pois alguns cursos literalmente obrigam e oferecem pontuação/nota curricular.
aluno quer fazer o CPA pois quer criticar o curso.
aluno quer fazer o CPA pois pode simplesmente querer.
profs e coordenações de curso já têm muitas responsabilidades. eles terem que criar o formulário de cada curso, e ainda criando um formulário para cada disciplina é um pé no saco.
você pode criar uma arquitetura orientada a agentes para criar os formulários baseados em um prompt inicial, baseados em pré-configurações booleanas ou descritivas.
apenas rode a arquitetura chamando a API de IAs generativas ao criar os formulários, e ao ler os formulários em processos de ETL dos dados para criar os painéis. sugiro integrar a análise em BI utilizando o Google Looker em vez do Power BI da Microsoft se vc n tiver muito conhecimento nesta área. no final, Power BI é o caminho.
faça web, mesmo, rodando no browser. busque realizar mais processamento no lado do cliente e salve incrementalmente as mudanças dos forms tanto localmente quanto no banco, como já rola com o Google Forms. pense em uma arquitetura de sistemas distribuídos, com migração de processamento para a análise BI. a ideia aqui é fazer um forms com anabolizantes, orquestrado por agentes na confecção e na análise final.
esta ideia eu estarei também divulgando para outros devs interessados.
vamos ver quem conseguirá criar primeiro kk
antes de criar uma startup, tem que conhecer literalmente mais sobre startuping, método lean, definir o problema e seu canva, validar o problema, análise de mercado TAM SAM SOM, nichos e persona, análise de concorrentes, elicitar requisitos e definir módulos do sistema, a proposta de valor, e daí quais serão as tecnologias que atenderão a esses requisitos conforme o prazo, o valor a ser investido e o conhecimento da equipe multidisciplinar, e definir o real canva da proposta de valor. daí vc valida com um, dois e três clientes, define o funil de aquisição de clientes desde a prospeção até o fechamento, plano de vendas, quem vai fivar no marketing e na área comercial, como vão ser tuas mídias digitais se for conveniente pois vejo pouco posicionamento do pessoal aqui quanto à marca.
se o sr não pensou nos itens acima, então estamos perante a uma ideia de SaaS, Micro-SaaS, Nano-SaaS, mas não a uma ideia de startup, que se define como um projeto volátil em pleno crescimento ou simples e/ou constante validação, em busca de, no desenvolvimento de e na validação de um modelo escalável de negócio, o que se configuraria como uma empresa em early stages, que mira na resolução de um problema com um nicho bem definido, com um bom recorte.
além disso, uma startup deve ter um alto potencial de crescimento, tem que se provar escalável no modelo de negócio e no uso de tech, a fim de relevância econômica para investidores; pode ter um alto risco.
já participei e ainda participo de programas de pré-aceleração de startup.
se quiser conversar mais sobre, favor discutir aqui embaixo.