bom dia, sr.
parabéns para ideação do projeto. conforme @rBressanS
havia comentado, o proneto do @itsfematheus
em tabnews/pitch-criei-um-site-para-ler-livros-de-graca
também se encaixa muito bem com o teu.
vc conhece a arquitetura de agents, conforme a literatura? poderia aplicar pipeline para produção automatizada de conteúdo, em que múltiplos prompts são utilizados para refinar o output final.
se vc e o @itsfematheus
trabalharem juntos, seria muito interessante de ver como ambas soluções poderiam se complementar.
eu havia sugerido a ele que focasse no nicho de escolas públicas, em que a limitação da biblioteca física não fosse uma barreira tão forte em diferentes regiões do país. existe uma precarização no investimento nas bibliotecas.
com o celular ou laboratórios de informática, utilizando-se da solução de um repositório de livros gratuitos em domínio público, professores podem fazer dinâmivas de rodas de leitura, introduzindo sustentavelmente o uso da tecnologia na sala de aula e mitigando os estigmas quanto ao uso do celular na escola. vc poderia prover alguma solução como esta para algum ex-prof teu.
vc já está na faculdade? profs conhecem profs. talvez vc poderia se conectar com um dos teus atuais profs para conhecer profs do ensino básico (fund. I, II, ens. méd.)
a digitalização veio para ficar.
pq vc está monetizando a plataforma dessa maneira atualmente? eu sei que é apenas um MVP.
que tal haver muitos usuários acessando diariamente e vc coletando dados de cadastro no mesmo fluxo que apresentei ao @itsfematheus
? vc pode monetizar por anuncios. se o aluno quiser algo mais aprofundado (refinação de prompts ou modelo de IA generativa mais caro tal como GPT-4o), vc pode cobrar um plano individual ou para duplas e trios (assim, mais pessoas passam a utilizar a plataforma e vc será bem mais divulgado nas escolas). ou um plano "divulgue para um prof, e se ele se cadastrar vc ganha acesso ao Premium", tipo algo assim.
já pensou também em focar nos profs? oois vc pode criar questões de provas com base nos materiais literários em domínio público.
quais são as tuas futuras intenções com este SaaS?
já pensou em oferecer um valor mais agregado? como? que tal criar um Progressive Web App? daí, vc consegue oferecer um aplicativo e ainda vc poderia utilizar o Capacitor para colocá-lo na Google Play.
por quais razões técnicas vc decidiu utilizar Mongo para armazenar o conteúdo produzido? aliás, esse conteúdo produzido é reutilizável, certo? vc poderia associá-lo a cada livro de domínio público. por isso, uma integração entre a tua solução e a do @itsfematheus
faz todo sentido.
por que vc está utilizando Next.js como backend? foi só para prototipar e entregar uma preview rápida, né? como está o fluxo de trabalho? poderia aprofundar mais? acho que vale um diagrama de esteira.
quais modelos vc utiliza? para sumarização, extração, transformação e sintetização, eu recomendaria utilizar o Gemini 1.5 Pro da Google (vc pode testá-lo gratuitamente no Ai Studio da Google), a fim de embasar o próximo agent, salvando isso no banco nosql. para produção de conteúdo, utilizaria o GPT-4o, com a estrutura strict json ativada pela API da OpenAI. para o plano gratuito, 80% das questões seriam produzidas pelo GPT 3.5 Turbo Boost (mais barato, se ainda não foi deprecado) ou pelo GPT-4 (barateou também). 20% das questões grauitas seriam produzidas pelo GPT-4o.
considerou capacidade de sobrevivência e alta disponibilidade para a aplicação? digo isto, pois as APIs de modelo generativo são os fornecedores. uma loja precisa ter mais fornecedores. se um cair, o outro está on-line. senão, vc fica inoperante, e pode acabar tendo de efetuar reembolsos.
por isso, faz sentido armazenar as questões no banco nosql para serem reutilizadas, como um banco de questões.
fiquei entusiasmado e contente em ver as duas soluções podendo se casar muito bem. os próximos capítulos vão sr interessantes. caso precise de alguma ajuda, estou disponível.
parabéns por ter entregue um mvp em 3 dias.
aguardo retorno.