Clean Architecture - Um guia com referências
A Arquitetura Limpa (Clean Architecture) é um padrão de design de software que visa criar sistemas mais manuteníveis, testáveis e independentes de frameworks e ferramentas.
Proposta por Robert C. Martin (Uncle Bob), é um padrão arquitetural que visa criar camadas de abstração que separam as diferentes responsabilidades do sistema, reduzindo o acoplamento entre elas e aumentando a coesão interna de cada camada.
Por que usar Arquitetura Limpa?
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Ao separar as responsabilidades, fica mais fácil identificar e corrigir problemas em uma parte específica do código sem afetar outras áreas.
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Cada camada pode ser testada de forma isolada, facilitando a criação de testes unitários e garantindo a qualidade do código.
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A lógica de negócio é separada das ferramentas e tecnologias utilizadas, permitindo trocar de framework ou linguagem de programação sem grandes impactos na aplicação.
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Componentes de negócio podem ser reutilizados em diferentes projetos, economizando tempo e esforço no desenvolvimento.
Principais conceitos
A Arquitetura Limpa define quatro camadas principais:
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Entidades (Entities): Representam os conceitos do domínio do negócio, como clientes, produtos e pedidos.
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Casos de uso (Use Cases): Definem as regras de negócio e as operações que podem ser realizadas sobre as entidades.
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Interfaces (Adapters): Definem as interfaces que as camadas internas expõem para as camadas externas.
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Frameworks e drivers: Contêm as ferramentas e tecnologias específicas utilizadas na aplicação, como bancos de dados, frameworks web e bibliotecas.
As dependências entre as camadas fluem de fora para dentro. Ou seja, as camadas externas podem depender das internas, mas não o contrário. Isso garante que a lógica de negócio não seja afetada por mudanças nas tecnologias externas.
Curiosidade: A Arquitetura Limpa pode ser vista como uma evolução da Arquitetura Hexagonal, com uma organização mais clara e intuitiva das camadas.
Implementação da Arquitetura Limpa em Diferentes Linguagens de Programação
A Arquitetura Limpa, por sua natureza abstrata e focada nos princípios de design, pode ser aplicada em praticamente qualquer linguagem de programação. A implementação específica, no entanto, pode variar ligeiramente de uma linguagem para outra devido a características como tipagem, orientação a objetos, e recursos específicos da linguagem.
Princípios Fundamentais na Implementação:
Independentemente da linguagem, os seguintes princípios devem ser seguidos para implementar a Arquitetura Limpa:
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Separação de Conceitos: Mantenha as entidades do domínio, regras de negócio, interfaces e detalhes de implementação em camadas distintas.
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Inversão de Dependência: As camadas internas não devem depender das externas. Utilize interfaces e abstrações para desacoplar as dependências.
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Alta Coesão e Baixo Acoplamento: Cada módulo deve ter uma responsabilidade única e as dependências entre módulos devem ser mínimas.
Implementando a Arquitetura Limpa em Flutter
Entidade
class User {
final String name;
final String email;
}
Caso de uso
class CreateUserUseCase {
final UserRepository _userRepository;
CreateUserUseCase(this._userRepository);
Future<void> execute(User user) async {
await _userRepository.createUser(user);
}
}
Interface
abstract class UserRepository {
Future<void> createUser(User user);
}
Repositório (Implementação)
class FirebaseUserRepository implements UserRepository {
@override
Future<void> createUser(User user) async {
// Implementação usando o Firebase
}
}
Gerenciando o Estado da Aplicação com Eficiência na Arquitetura Limpa
A Arquitetura Limpa, ao separar as responsabilidades em camadas distintas, oferece um excelente framework para organizar e gerenciar o estado de forma eficiente.
Gerenciando o Estado da Aplicação com Eficiência na Arquitetura Limpa em Flutter
O gerenciamento de estado é um dos aspectos mais cruciais no desenvolvimento de aplicativos Flutter. A Arquitetura Limpa, ao separar as responsabilidades em camadas distintas, oferece um excelente framework para organizar e gerenciar o estado de forma eficiente.
Entendendo o Estado na Arquitetura Limpa
Na Arquitetura Limpa, o estado geralmente reside na camada de Casos de Uso. Essa camada é responsável pela lógica de negócio e, portanto, tem conhecimento do estado atual da aplicação. As mudanças no estado são propagadas para a camada de UI através de Streams ou Providers (no caso do Flutter como exemplo).
Abordagens para Gerenciar o Estado
Existem diversas abordagens para gerenciar o estado em uma aplicação que utiliza a Arquitetura Limpa. Algumas das mais populares incluem:
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BLoC (Business Logic Component): Um padrão de arquitetura que separa a UI da lógica de negócio, utilizando Streams para comunicar mudanças de estado. O BLoC é uma escolha popular para projetos de médio a grande porte, pois oferece um alto nível de desacoplamento e testabilidade.
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Provider: Um pacote que simplifica a gestão de estado no Flutter, permitindo que você forneça dados para widgets descendentes de forma fácil e intuitiva. O Provider é uma boa opção para projetos menores ou para aqueles que preferem uma abordagem mais simples.
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Riverpod: Uma evolução do Provider, oferecendo funcionalidades mais avançadas como state notification, providers aninhados e lazy evaluation. O Riverpod é uma excelente escolha para projetos que exigem um alto nível de flexibilidade e performance.
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Redux: Uma biblioteca de gerenciamento de estado inspirada no Redux JavaScript, que utiliza um único store imutável para armazenar todo o estado da aplicação. O Redux é uma boa opção para projetos complexos que exigem um alto nível de previsibilidade e controle sobre o estado. Pode ser usado com Flutter e React Native.
Exemplo com BLoC
// BLoC
class CounterBloc extends Bloc<CounterEvent, int> {
CounterBloc() : super(0) {
on<IncrementEvent>((event, emit) => emit(state + 1));
on<DecrementEvent>((event, emit) => emit(state - 1));
}
}
// Widget
class CounterPage extends StatelessWidget {
@override
Widget build(BuildContext context) {
return BlocBuilder<CounterBloc, int>(
builder: (context, count) {
return Text('Count: $count');
},
);
}
}
Da Arquitetura Hexagonal a Clean Architecture
A Arquitetura Limpa, em conjunto com ferramentas de gerenciamento de estado, oferece um excelente framework para criar aplicações com uma experiência de usuário fluida e responsiva.
Ao seguir os princípios da Arquitetura Limpa, você estará investindo no futuro do seu projeto e garantindo uma base sólida para o desenvolvimento contínuo.
Nesta live que eu fiz no meu YouTube, o José Cláudio do CESAR dá uma aula sobre Clean Architecture e Arquitetura Hexagonal:
Livros
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Deixe seu código limpo e brilhante: Desmistificando Clean Code com Java e Python (JOSÉ YOSHIRIRO - Casa do Código)
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Código Limpo: Habilidades Práticas do Agile Software (Robert C. Martin, Alta Books)
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Arquitetura Limpa: o Guia do Artesão Para Estrutura e Design de Software (Robert C. Martin, Alta Books)