Executando verificação de segurança...
2

[ OPINIÃO ] Aprender a programar através de cursos ou de livros?

Afinal, é melhor estudar programação através de livros ou de cursos? Obviamente a resposta pra isso é inteiramente particular, pois cada um tem um método de aprendizagem diferente. Então, dito isso eu vou dar a minha opinião.

Acho que depende do momento. Pra começar do zero, ter tido um professor ou instrutor me facilitou muito a ver como as coisas são feitas. Mesmo que eu estivesse apenas copiando código, tirei bons entendimentos dessas aulas e também aprendi boas práticas de escrita de código ao mesmo tempo que aprendia a programar.

Depois de fazer vários cursos, desenvolver pequenos projetos e até mesmo iniciar em um estágio na área, percebi que o meu código não era só mais uma cópia dos códigos que eu havia visto anteriormente, pois já mostrava um pouco de personalidade, sentia que era uma criação minha. E pra mim, essa foi a virada de chave pra começar a trocar cursos por livros.

O motivo principal foi sentir o meu débito técnico e teórico. Eu sabia escrever um algoritmo, fazer um programa funcionar. Mas como deixar esse código organizado, legível, fácil de dar manutenção e escalável? E me fazendo essas perguntas, e fazendo essas perguntas pra pessoas próximas a mim, decidi que ia buscar as respostas nos livros. Nem sempre a aplicação dos conceitos ficam muito claros pra mim, mas eu complemento com blogs, fóruns e as vezes perturbando meu supervisor do estágio pra me explicar.

De qualquer forma, a leitura técnica tem sido uma coisa muito positiva pra mim. Apesar de não ganhar um certificado ao final do livro pra colocar no linkedin, a qualidade do meu código tem melhorado significativamente. Também me sinto cada vez mais a vontade de participar de discussões técnicas sobre arquitetura, design patterns, clean code e assuntos relacionados. Acredito e repito pras pessoas que me acostumar com o aprendizado através da leitura, e não depender só de cursos é o que vai me levar ao próximo nível.

Atualmente estou pro indo pro final de Clean Code, e no começo de Clean Architecutre, ambos livros do Uncle Bob. Tenho aqui comigo também o livro Design Patterns, esse por enquanto li apenas o que precisei pro momento.

Mas e você, já leu algum livro sobre programação que sentiu que fez diferença nos seus estudos ou carreira? Conta aí, recomendações são sempre bem vindas!

Carregando publicação patrocinada...
2

Eu tenho costume de ler a documentação e livros para a parte de metodologias e lógica da tecnologia que vou estudar ou método e depois completo com vídeos para entender a aplicação do método ou utilização da nova linguagem.

1

Vídeos pra ver a aplicação me ajudam bastante também!
Outro método que tenho utilizado é pedir para o Chat GPT me dar exemplos de aplicação. Dependendo do que for, é mais rápido do que ver um vídeo e vem com boas explicações dos detalhes.

1
1
2

No começo da minha carreira, internet banda-larga não era popular, usávamos celular flip e youtube está muito no começo e acessível apenas via navegador.

As opções viáveis eram livros, apostilas e fóruns. Consumi muita coisa do Apostilando.com, também do GUJ e livros da Novatec.

Eu sinto que isso me permitiu guiar os estudos no meu ritmo, diferentemente de um curso online onde o ritmo e direcionamento é dado pelo instrutor/instituição.

Nos últimos anos deixei de ter o hábito dos livros e fóruns para aderir ao aprendizado "online", mas percebi que o meu conhecimento estava ficando raso demais em determinados assuntos. E recentemente voltei para leitura de livros, sinto que está me fazendo bem justamente por conta de guiar no ritmo que eu quero, voltar um pouco, fazer marcações e etc.

Assim como ler um livro é mais imersivo do que assistir um filme baseado no livro, acredito que o aprendizado com bons livros nos fazem abstrair mais o contexto, fazer mais conexões com o conhecimento que já temos. Além de nos tirar um pouco da frente das telas.

1

Esse detalhe de estudar no próprio ritmo realmente é um baita diferencial da leitura! Eu particularmente costumo reler bastante os capítulos dos livros pra poder fixar o conteúdo e relembrar detalhes que vão se perdendo com o tempo.

Outra questão que também tenho percebido é o que citou sobre o conhecimento ficar raso com cursos. Também tenho esse mesmo sentimento. Conversei com meu supervisor sobre isso a algum tempo atrás, é difícil achar um curso com conteúdo avançado/aprofundado (principalmente em português). Chegamos a conclusão que dá muito trabalho e não dá tanto dinheiro como cursos pra iniciantes e introdutórios, então não é vantajoso pra quem produz.

1