Executando verificação de segurança...
1

Fedora Silverblue - Instalando no RaspberryPI 4

O artigo busca explicar um pouco sobre cada qual e mostrar de maneira simples e objetiva como instalar o Fedora Silverblue num RaspberryPi 4. Comigo funcionou perfeitamente e deixo claro que é de inteira responsabilidade do proprietário o seguir dos passos e qualquer problema que possa surgir, fiz o procedimentos conforme citados e funcionou perfeitamente.

Sobre o Projeto Fedora

O Projeto Fedora cria uma plataforma inovadora, livre e de código aberto para hardware, nuvens e contêineres que permite aos desenvolvedores de software e membros da comunidade construir soluções adaptadas às necessidades dos usuários.

Atualmente existem as seguintes versões Oficiais do Fedora Linux:

  • Fedora Workstation é um sistema operacional polido e fácil de usar para computadores laptop e desktop, com um conjunto completo de ferramentas para desenvolvedores e fabricantes de todos os tipos.
  • Fedora Server é um sistema operacional poderoso e flexível que inclui as melhores e mais recentes tecnologias de datacenter. Ele coloca você no controle de toda a sua infraestrutura e serviços.
  • Fedora IoT fornece uma plataforma de código aberto confiável como uma base sólida para os ecossistemas de IoT.
  • Fedora Cloud é uma imagem de sistema operacional de base mínima e poderosa com imagens personalizadas disponíveis para uso em nuvens públicas e privadas.
  • Fedora CoreOS é um sistema operacional mínimo, com atualização automática e focado em contêiner.
  • Fedora Silverblue é um sistema operacional de desktop imutável voltado para um bom suporte para fluxos de trabalho focados em contêineres.

Sistemas no RaspberryPI

Normalmente, os proprietários e usuários do RaspberryPi utilizam o RaspberryPI OS, uma versão baseada no Debian Linux. Há também quem use o Ubuntu, Manjaro ou algum sistema de finalidade especifica (Games, Mediacenter, nuvem pessoal, etc), com instalações feitas a partir da ferramenta própria (o RPi Imager) de instalação de Sistemas Operacionais em cartões microSD.

O RaspberryPi 2 e 3 é suportado pelo Fedora Linux em todas as suas versões estáveis. Já o RaspberryPi 3 B+ começou a ser suportado inicialmente apenas no Fedora 28+. Apenas no Fedora 37+ passou a ter suporte ao RaspberryPi 4.

O Fedora Silverblue dá suporte ao RaspberryPi 4, através da imagem para aarch64, porém seu processo de instalação não é tão simples quanto o RPi Imager, por isso resolvi escrever cá para ajudar outros no processo de instalação.

Como instalar o Silverblue no RaspberryPi4

Requisitos mínimos:

  1. Possuir um RaspberryPi 4, e perifericos para usá-lo é óbvio ;)
  2. Um cartão microSD (que esteja bom, sem danos, etc) que receberá o sistema, sugiro ao menos um de 32Gb de Classe 10 (para bom desempenho, devido taxas de Leitura/Gravação do mesmo)
  3. Um pendrive (que esteja bom, sem danos, etc), que possa ser formatado e utilizado como mídia de instalação
  4. O instalador do Ventoy, para termos um pendrive bootável
  5. A imagem do Silverblue para aarch64, através da página de downloads do projeto
  6. O firmware para permitir boot UEFI no RaspberryPi 4

Certo, eu já tenho tudo, como faço para instalar? Só seguir os passos:

  1. Formate o cartão microSD com tabela de partições tipo MBR
  2. Usando um gerenciador de discos a escolha, crie um partição FAT32 de pelo menos 500MB, usando a parte inicial do cartão
  3. Extraia o conteúdo do Firmware (requisito 6) para a partição FAT32 criada no passo 2, para então permitir que o RaspberryPi dê boot via UEFI. Em seguida remova-o com segurança.
  4. Efetue a instalação do Ventoy (requisito 4) no pendrive (requisito 3), é normal o Ventoy criar 2 unidades (uma para o boot EFI e outra para as ISOs)
  5. Coloque a imagem do Fedora Silverblue (requisito 5) no pendrive, após conclusão da cópia, remova o pendrive com segurança
  6. Coloque o cartão de memória e o pendrive no RaspberryPi 4 e ligue-o
  7. Aguarde o processo de inicialização
  8. Basta seguir os passos normais de instalação do Fedora. Vale lembrar que no momento de escolha do particionamento, a unidade de 500MB não deve ser formatada e deve ser usada como unidade EFI do Fedora.

Caso possua uma versão do RaspberryPi 4 de 4GB ou 8GB de RAM, atente-se a desativar o limitador de memória, que vem ativo por padrão no firmware de UEFI, através dos passos: Entrar no Setup > Device Manager > Raspberry Pi Configuration > Advanced Configuration > 3GB RAM Limit > Disabled

Base de informações para criação de tal artigo, além dos já linkados nos textos:

Em caso de dúvidas, só escrver cá!
Sucesso, paz e bem a todos \o)

Publicado também no meu DevTo @danielmota

Carregando publicação patrocinada...