Executando verificação de segurança...
1

Gostaria de deixar algumas informações e pontos de vista que podem te ajudar nos pensamentos:

  • A grande maioria (chuto uns 85%) dos programadores trabalha com sistemas legados e/ou com tecnologias obsoletas.

Acostume-se com essa ideia.

  • A tecnologia muda muito rápido. Em 2 anos, algumas coisas já ficam ultrapassadas. Um software robusto pode durar muito mais que 2 anos no mercado.

Não se pode ficar atualizando aplicações a todo instante. Modernizar aplicações inteiras é caro e, muitas vezes, desnecessário. Além do quê, a maioria das empresas brasileiras não considera isso como um investimento que vale a pena de se fazer.

  • O cliente não se importa com qual tecnologia está sendo usada. Ele vê o problema dele sendo resolvido. Não tendo bugs, lentidão ou uma usabilidade ruim, está ótimo.

As fabricantes de software consolidadas sabem que confiabilidade é um aspecto mais importante do que usar as tecnologias mais atuais.

  • A maioria das empresas que fazem apps para o usuário final (pessoa física - B2C) está fadada à falência. Poucas sobreviverão. Já empresas que fazem aplicaões para outras empresas (B2B) tem mais chances de se manterem vivas a longo prazo.

Não sei em que tipo de empresa você trabalhava, mas vai chegar um dia que você talvez queira trabalhar em uma empresa mais estável, em um emprego mais seguro.

  • Se você se considera uma pessoa talentosa ou inteligente acima da média, então provavelmente você precisa se esforçar menos pra resolver problemas. Lembre-se que os menos dotados estão se esforçando mais e um dia vão te "passar" na carreira.

  • Onde você vai encontrar tecnologias mais atuais? Startups. Mas, ao mesmo tempo, são empresas altamente instáveis e voláteis.

Carregando publicação patrocinada...