Executando verificação de segurança...
1

Desenvolvimento de Jogos - Como se preparar para entrar na área e como se manter focado?

Entendo que é bem comum o foco dessa plataforma em desenvolvimento web, seja front ou back. Mas gostaria de inserir um novo ramo caso não exista no momento, que seria relacionado ao desenvolvimento de jogos.

Frustrações

É bem comum quando se quer aprender a desenvolver jogos se deparar com diversas camadas de especialização que podem ser necessárias no momento de criação de um jogo.

Durante anos aprendendo tecnologias para jogos, seja para criação de artes, modelagem ou programação percebi que não saia do lugar mesmo criando clones de jogos ou jogos básicos, apesar de ser frustrante não cheguei a largar meu sonho...

Após a busca por eventos relacionados percebi que o modelo de formação de novos desenvolvedores não são bem intuitivos, apesar de classificar níveis e categorias de quem está na área, não se aborda o processo para chegar lá. Óbvio que o foco em uma categoria de trabalho como Game Design, Game Art ou Programador pode resultar em uma melhor experiência, mas quando se faz tudo sozinho o processo pode ser diferente, principalmente para absorver tudo.

Desenvolvimento

A busca para se tornar um desenvolvedor de jogos independente pode variar de grupos ou indivíduos e acredito que apesar de saber executar suas individualidades perfeitamente ainda há gargalos na formação de um jogo, seja na preparação de um Game Design Document(GDD), manter o foco no desenvolvimento, ou para lançar o jogo em produção.

Mas como gerenciar tudo isso?

Ao analisar um grupo de colegas durante um evento, percebi uma maneira interessante de organizar tarefas e processos do desenvolvimento conduzidos por grupos no discord, no qual separava cada meio de comunicação para discussões e envios de arquivos para feedbacks entre o grupo. Por exemplo: comunicação por texto (Artes, Áudios, Concepts...). Não sei se uma ferramenta como Kanban foi utilizado, mas imagino que para definir metas e gerenciar atividades possa existir.

Não saberia informar as dificuldades do grupo, mas me questiono se isso funcionaria sempre.

Conclusões

Apesar da insegurança, estou em um processo de desenvolvimento de um jogo e mesmo mantendo o foco na construção do jogo, não sinto que estou executando tão bem como deveria.

Gostaria de saber se vocês possuem interesse no desenvolvimento de jogos, se há frustrações no processo e como se gerenciam para manter o foco.

Carregando publicação patrocinada...
1

Neste ano eu conheci a godot... comecei a estudar desenvolvimento de jogos porque eu ambicionava criar um projeto pedagógico e que poderia vir a ser um jogo educativo. Mas quando percebi a realidade do mercado de jogos em que a complexidade de produzir um jogo não era compativel com os salarios praticados na área... principalmente se comparado as outras areas da programação, eu decidi migrar para o desenvolvimento web. Agora estudo rust e estou animado com as inumeras aplicações para esta linguagem. Mas quem sabe no futuro eu faça alguma coisa em relação a jogos. Eu conheci uma engine chamada Bevy que já começou muito bem, ela tem pouco mais de 2 anos... talvez em mais uns quatro nos renda um ambiente performático e cheio de recursos para desenvolver um jogo legal.

1

A realidade do mercado de jogos é realmente desanimadora, principalmente para jogos mobile, é necessário muito investimento em Marketing e anúncios pagos. Agradeço a colaboração!

A Bevy realmente parece ser uma tecnologia inovadora para jogos. Bons estudos com Rust, sucesso!