Executando verificação de segurança...
6

IA um problema para devs

A IA seria um problema para devs iniciantes?

Como estudante de programação, sinto-me na obrigação de levantar essa discussão.

As IAs generativas, como Gemini, ChatGPT e Copilot, se apresentam como uma verdadeira mão na roda quando o assunto é gerar código. No entanto, para um dev iniciante, será que isso é realmente benéfico?

Na minha opinião, dado que, no início, é fundamental aprender a linguagem desde a raiz, nós, devs iniciantes, devemos restringir o uso de IAs ao mínimo para gerar código. No máximo, elas deveriam ser usadas para tirar dúvidas ou nos ensinar algo novo. Assim, conseguimos enraizar o conhecimento de forma mais sólida em nossas mentes.
**
E você, qual a sua opinião sobre isso?**

Carregando publicação patrocinada...
4

Na verdade nem para tirar dúvidas. Ainda que isso não seja privilégio das IAs, se você ter sua dúvida sanada de forma errada e "funcionar", aprenderá errado, treinará esse erro e passará defendê-lo como se sua vida dependesse dele.

A IA é um mentirosa convicente. Tem momentos que ela acerta. Se você não sabe bem sobre um assunto como vai saber se ela acertou ou errou? E ela pode errar de diversas formas, por exemplo, apenas omitindo a forma mais adequada, ainda que ela ofereça uma opção válida.

Talvez a skill mais necessária dos próximos anos é saber usar a IA de forma produtiva e positiva e evitar o contrário. Eu tenho pouca esperança que isso ocorrerá em massa e será um enorme problema.

Aprenda com material validado, conhecidamente confiável.

O resto está correto e até porque é o mesmo com treinar o básico da matemática, não pode fazer isso usando calculadora. A calculadora virá depois quando só precisa da produtividade.

Aproveitando o exemplo, a matemática é ensinada de forma errada nas escolas, em geral as pessoas naõ está aprendendo oque importa e só estão fazendo contas mecanicamente, em vez de serem solucionadoras de problemas, por acaso com número. Não terá muito valor saber a parte mecânica da matemática quando a IA ficar boa (vai demorar, vai custar caro e causará infartos em ambientalistas).

Aprenda matemática, comunicação e expressão e ci ências muito bem, se especialize de verdade em computação, fique bom em solucionar problemas criando softwares e use a IA para dar produtividade em algo que você domina.

Hoje a IA mais me faz gastar tempo do que me dá vantagem, mas isso vai mudar um dia porque estou aprendendo usar melhor e ela vai melhorar... lentamente.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

3

Eu já advoguei muito para que os iniciantes desse mais atenção em aprender do que fazer, e nessa ânsia de fazer algo logo acabam apelando para IAs e outros meios de cortar o caminho, como usar frameworks sem entender nada do que está acontecendo por trás da cortina.

Mas agora acho que não adianta mais tentar apelar para a razão, até os cursos de programação (caça-níquel) empurram IA (Copilot, GPT, e etc...) para criar um CRUD simples. A pessoa vai criar um CRUD no fim das contas, mas para qualquer coisinha fora da trilha ela vai sentar e chorar, depois de um tempo vai vir nos fóruns com posts dizendo: "Acho que vou desistir da área, o mercado está exigindo demais...", "O pessoal fica me zuando no trabalho porque eu não sei XPTO...", "Estou a X anos ainda como júnior..."

De qualquer forma, eu já estou ganhando dinheiro refazendo projetos que meus concorrentes decidiram ir pelo caminho da IA + NoCode mas quando a coisa apertou eles não conseguiram mais dominar o projeto.

2

Acredito que vai além de apenas devs iniciantes, IA para gerar código de forma indiscriminada deve ser sempre questionado, segurança, qualidade de código, além da retenção de conhecimento afeta qualquer dev, um sênior que utiliza de IA para gerar código porque sabe revisar aquele código acaba perdendo praticamente e contato com o código escrito, deve ser usado de forma inteligente e com parcimônia. Essa é minha opinião.

2

Tenho a impressão que as pessoas enxergam a IA de uma forma errônea.

Vamos, por exemplo, escrever um livro em francês. Se eu não sei francês, posso ir fazendo o livro, traduzindo em um tradutor, e voilà. Meu livro estaria escrito!

Isso significa que eu sei francês? Obviamente que não; até conseguiria talvez fazer uma associaçãou ou outra, mas isso não me dá o título de "falador de francês".

Mas, apesar disso poder ter um errinho ou outro na tradução, mas a tarefa está feita.


O mesmo vale para as IAs generativas (no quesito de oráculo, fonte da verdade, ou coisas similares), eles são ferramentas que vão auxiliar o processo, mas usar ela, não me dá o título de desenvolvedor)

Na minha opinião, se eu sei programar, e sei usar o ferramental que existe na atualidade, meu trabalho é potencializado e acelerado, mas se apoiar nele desde o princípio não me torna um profissional mais experiente!

1

No máximo, elas deveriam ser usadas para tirar dúvidas ou nos ensinar algo novo.

Infelizmente o mundo não é um morango, devs iniciantes usarem IAs para isso sem antes entender melhor como tudo funciona, além de criar um problema para outros devs iniciantes, ficam sujeitos a diversos problemas, além de comprometer a análise de código das equipes pois existem erros integrados a esses códigos produzidos.

De toda forma acho que a forma como conhecemos hoje de que dev iniciante começa aprendendo o básico da linguagem e quando evolui pode usar de auxílios como esses, pode ser que mude, é possível quem sabe, que nos tornemos quase que babás de IA na maior parte do tempo.

Faça sua parte, aprenda com os que tem mais experiência e tenha boa vontade, logo pode ser um sênior e a cabeça acaba mudando.

1

Concordo com você, vejo inciantes usando a IA como se já soubessem a linguagem, usando como um "cuspidor de código", e isso provavelmente vai acabar atrapalhando o desenvolvimento desse dev.
Junto com esse "problema" da IA, vejo algo parecido com os Frameworks, onde os DEVs iniciantes já começam pelo Frameowrk e acabam pulando muitos aprendizados da linguagem base daquele framework.

1

Depois das ias, começaram a surgir um projeto mais sinistro doque o outro, não tenho a mínima dúvida de que isso ocorre justamente por conta das IAS, e digo mais... parte de novas ias foram feitas com o auxilio de outras IAS, por isso esse boom que ocorre a 3 anos.

Um iniciante consegue sim fazer um site com ia, mais ficará limitado, será necessário simp aprender mais a fundo para conseguir colocar em prática e usar o máximo de recursos possíveis.

As IAs veio para somarem, não tenho dúvida alguma que será benefica e nos colocará a frente de recursos que se não fossem elas levariam ainda anos para conseguirmos implementar.

1

IA é surreal de bom, MAS PRA QUEM JÁ SABE O QUE QUER E COMO QUER.

O conceito é igual contratar um funcionário pra fazer algo na sua empresa. Se você pedir exatamente o que quer, como quer e já saber qual o resultado final que se espera, será perfeito, caso contrário com certeza terá problemas no resultado.

Prompt certo + Saber exatamente o que quer de retorno = ALTA PRODUTIVIDADE

Então para quem está iniciando como DEV, deveria sim aprender sobre lógica, programação mais afundo e tudo mais, pra saber como e quando usar a IA pra acelerar seus projetos.

1

Geralmente uso IA no meu dia a dia como dev, porém não me limito somente a ela. Sempre tento desenvolver minha própria lógica, porém as vezes, não consigo haha. Mas, o uso de IA na comunidade de desenvolvedores, creio que pode ser extremamente benéfica, mas claro, dependendo de como o dev irá utilizar ela. Quando estou preso em um problema, peço para a IA me ajudar a encontrar a solução e se ela gerar código, sempre peço para ela explicar o passo a passo do algoritmo. Acho que utilizando dessa forma, pode ser uma ótima maneira de abrir a mente para encontrar soluções parecidas e aprender mais.