Mundo Cyberpunk e os desafios de uma educação vigiada
Com o isolamento social provocado pela pandemia, as grandes corporações de tecnologia ofereceram de modo "gratuito" suas diversas ferramentas tecnológicas em prol da educação, em especial, as aplicações para a realização das aulas sincronas. Microsoft Teams, Google Meeting e outras ferramentas foram liberadas para que professores e alunos pudessem se encontrar virtualmente. A pergunta que podemos fazer é: será que essas corporações são tão incríveis e comprometidas com a educação ao ponto de não cobrarem nada em troca? Será altruísmo ou uma oportunidade de obter os dados de um segmento da sociedade que pode ser estratégico para essas corporações: os dados das pessoas e das instituições educacionais de diferentes niveis e natureza jurídica?
Um grupo de educadores e pesquisadores que trabalham investigando o tema- Educação Aberta- está mapeando os impactos de "altruísmo corporativo" e está revelando informações muito relevantes para a comunidade de pais, professores e gestores escolares: o custo social do acesso às informações cada vez mais detalhadas dos nossos sistemas educacionais.
Esse grupo de educadores estão desenvolvendo o projeto chamado
Educação Vigiada (www.educacaovigiada.org.br). Trata-se de uma iniciativa que além de ser fundamental para identificar e mapear os impactos das corporações de tecnologia nos sistemas educacionais e e propor o debate sobre a questão da proteção de dados humanos das escolas, é também um projeto inspirador para educadores que atuam na interface entre educação e tecnologia. É preciso que nós, educadores possamos encontrar caminhos e propostas para enfrentar os impactos nocivos da "educação vigiada" e um bom começo é tomar consciência das estratégias que essas grandes corporações de tecnologia estão utilizando para construir realidades que na area da educação pode ser uma chave mestra rumo a construção de um mundo cyberpunk. Se você não conhece nada sobre o termo Cyberpunk, está ai um termo que você educador deve começar a aprofundar conhecimento. Procure saber mais sobre o que podemos chamar de mundo cyberpunk caso tenha interesse em ampliar sua compreensão sobre o atual momento da humanidade em termos de construção de uma sociedade cada vez mais altamente desenvolvida tecnológicamente ao mesmo tempo em que existe uma baixa qualidade de vida das pessoas e grandes abismos sociais.
O próprio Tabnews é outro projeto que pode nos inspirar para enfrentar os desafios de um cenário em que somos o produto a ser consumido, capturado e manipulado por essas grandes corporações.
Além desses projetos, uma atitude pratica que todo educador pode começar a empreender é desenvolver o pensamento computacional, aprender logica e desenvolver habilidades de programação.
Se você chegou até aqui, saiba que começar se inteirando aqui pelo Tabnews já é um primeiro passo para desenvolver essas habilidades.
Vamos fortalecer uma comunidade de educadores na construção de uma internet mais ética e coerente com os valores primordiais de inteligência coletiva.
Até a próxima reflexão!
Cristiane Freire de Sá
Designer educacional