Eu concordo que o Django facilita muito a vida do desenvolvedor, muitas coisas já vem prontas para o uso.
Mas posso dizer que ele pode se tornar tão complexo quanto o projeto que você esteja desenvolvendo.
Mesmo não sendo necessário o conhecimento a fundo do SQL para projetos de pequeno e médio porte, tive que aprender sim SQL para projetos maiores. O Django faz tudo por você, mas vai por mim, em algum momento ou outro você terá que saber como as coisas funcionam por baixo dos panos, seja com FBV ou CBV.
Quando comecei a usar o Django fiz vários projetos com TDD e FBV, isso me deu uma maior clareza de como o framework funciona.
Bem, não tenho o que reclamar do Django, em termos de escala e segurança ele é muito maduro.
Em resposta a Django e o preço das mágicas
1
1
Muuuito obrigado pelo insight. Só por curiosidade, estes projetos que costumou fazer foram usando django apenas como back com DRF ou construindo a aplicação fullstack? Caso tenha sido a segunda opção, sentiu alguma limitação da framework em relação a isso e pensou que seria melhor segregar em dois projetos com um front dedicado?
1
Faço das duas formas.
Uso mais DRF quando o cliente tem a intensão de ter não somente um software web, mas um app mobile também por exemplo.
Quando se trata de um software web ou um site apenas, uso muitas vezes o Django puro e faço o front com HTLM, CSS e JS puro, e nunca tive problemas de integração. As vezes também uso Ajax e asyncio, e da mesma forma, sem problemas de integração.