[Estágio e carreira em Tech] Tenho que me comunicar em inglês e agora?
O meu primeiro post aqui na plataforma foi esse daqui e muitas pessoas foram receptivas e deram dicas de como estruturar melhor meus posts para poder ajudar outras pessoas e cá estou a melhorar.
É engraçado como o inglês faz parte do dia a dia de uma pessoa que trabalha em tech; a maioria dos conteúdos sobre linguagem de programação, frameworks e documentações estão em inglês mas mesmo assim é possível existir uma certa dificuldade em se comunicar ou até mesmo expressar um ponto de vista ou defender uma ideia por mensagem. Eu vou tentar sumarizar algumas dicas de como eu driblei esse obstáculo.
Comece pelo simples
Você tem usa algum tipo de reminder no seu dia? Você usa algum bloco de notas? Você tem um grupo no whatsapp só com você para guardar mensagens ou pensamentos que você teve durante o dia? Pois então comece a escrever tudo isso em inglês. De primeira, vai ser difícil escrever para comprar desinfetante e resistência para o chuveiro em inglês na sua lista de compras do mês, mas pelo menos se você estiver disposto a inserir o inglês na sua rotina, com certeza vai sair da estaca zero.
Se é difícil encaixar, coloque um tempo fixo
Eu assisti esse vídeo Two 2-minute Rules to Beat Procrastination (in 2 minutes) e ele pode ajudar a iniciar qualquer atividade, com o tempo fixo de 2 minutos. Viu? Se você está na correria, pelo menos o vídeo tem 2 minutos e você pode tirar mais dois minutinhos para descrever como foi seu dia hoje, da forma como conseguir e com o vocabulário que você sabe.
Canais do discord
Para se sentir mais a vontade falando, você pode visitar um dos canais desse servidor dos discord e começar a interagir com a galera. O bom é que são todos desconhecidos e se ficar com vergonha é só pensar que essa pessoa nem sabe quem você é (se isso te ajudar haha).
Não acredita, faz mesmo assim
Acha que sua pronúncia é ruim, que não sabe quase nada de vocabulário e que trava na hora de se comunicar? Continua mesmo assim. Curiosidade para te ajudar: existe uma técnica de desenho que o artista tenta representar o objeto que ele está observando de cabeça para baixo e não da forma como ele está enxergando o objeto. Isso impede que o cérebro faça julgamentos do tipo: "está torto", "isso definitivamente não é um olho", simplesmente pelo fato do artista estar desenhando algo diferente do que está na sua frente, e isso faz com que o seu cérebro não tenha uma base para julgar o processo. Aplicando essa técnica de driblar as vozes que te impedem de seguir, faça o contrário: ao invés de desanimar e desistir, continua com pequenos resumos do seu dia inglês, escrevendo a lista do mercado em inglês, ouvindo uma música em inglês e tentando cantar cada palavra na sua pronúncia correta. Não acredita em você? Continua mesmo assim.
Acho que esse post pode ser um começo para quem enfrenta dificuldades com o inglês. Dicas e sugestões são super bem vindos.