Executando verificação de segurança...
3

Inteligência artificial vai substituir mesmo os programadores? (quero saber sua opinião)

Tema polêmico eu sei, mas depois do ChatGPT senti que muitos DEVs ficaram com medo de perder o emprego e serem substituídos por I.As. Esse é um assunto muito interessante e como é uma area que me interesso e conheço pouco. Decidi trazer esse debate por aqui.

Depois da repercussão, andei pesquisando sobre o assunto para saber até aonde elas conseguem chegar hoje.

Vou deixar alguns dos vídeos que gostei:

Voltou o Papo Chato “ACABOU DEVS” (Minha Nova Opinião) - Filipe Deschamps - ⭐⭐⭐⭐⭐

E Agora? Nova Inteligência Artificial Começou a Programar Sozinha - Filipe Deschamps - ⭐⭐⭐⭐⭐

ChatGPT Consegue te Substituir? | Entendendo Jobs Assíncronos - Fabio Akita - ⭐⭐⭐⭐

A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL VAI ROUBAR SEU EMPREGO? | Cortes dos Sócios - Os Sócios Podcast - (Tem foco maior em personalização nas vendas com inteligência artificial) - ⭐⭐⭐

Queria realmente saber a opinião de pessoas mais experiêntes no assunto. Pelo o que entendi... As I.As realmente estão evoluindo rápido. Mas hoje não existe possibilidade dessa substituição. Já que as melhores I.As ainda tem resultados ambíguos e embora elas consigam trazer códigos simples, podem ser usadas no máximo, como uma ferramenta.

Com ritmo de evolução que estamos hoje... É possível que um dia os programadores virem "instrutores de I.A"?

Para os DEVs que também estão por fora e tem medo de entrar na área...

Qual sua mensagem?

🎁 Opiniões no discord

Carregando publicação patrocinada...
3

Ainda existem chefes de cozinha renomados e a culinária gourmet, mesmo após terem criado o macarrão instantâneo e o fast food. Ainda vão existir artistas mesmo com as IAs criando artes incríveis, e ainda vão existir devs mesmo após existir o Wix. Essas ferramentas chegaram para facilitar, vão ser mais aliadas do que inimigas, para todos os nichos de trabalho.

2

As coisas mudam muito; não podemos fazer afirmações generalistas e eternas.

Como a tua pergunta é "vai substituir"; ou seja, no futuro, e também você não disse em quanto tempo, a resposta mais adequada é que coisas incriveis e inimaginaveis vão acontecer, mas isso considerando um prazo infinito.

Conpreendendo o anseio das massas; se atualmente existe a possibilidade de perder seu emprego para uma I.A.?
Sim para alguns profissionais, Não para outros.
Mas esses que estão sujeitos a perder seu emprego para uma I.A. também estão sujeitos a perderem o seu emprego para outro humano e até mais facilmente.

Se você tiver mais interesse em pensar mais sobre como a I.A. pode substituir alguns empregos; então estou compartilhando aqui mesmo no TabNews esses dois artigos "Como Ganhar Dinheiro com o ChatGPT" e "O que Podemos Esperar para o Futuro da Inteligência Artificial" em que aprofundei bastante sobre esse assunto.

1
1
1

De forma resumida, sim, mas não precisamos nos preocupar pois isso vai agregar a evolução das pessoas para outros setores com maior demanda, antigamente existia os acendedor de lampiões, e eles foram contra o surgimento da lâmpada pois isso tirava o trabalho deles, mas, eles se alocaram para outros ramos sem contar o tanto de ramos que surgiu por causa da lâmpada.

1

Olha, as inteligências artificiais estão cada vez mais avançadas. Mas substituir o cérebro de um humano, seria bem difícil. É claro que vai chegar um dia onde elas de fato vão até poder nos superar, mas por enquanto, não há nada que se iguale a nossa mente.

1

Se a Meta Galaxy, DeepAI, AlphaBet/Google LaMDA 2, Amazon Kendra ou Microsoft Azure liberarem pra valer os códigos DL/ML/NPL e toda a cadeia de Data Mining/BigData/Web Scrapping/AI auto-tagging Engine, acumulada de anos, apenas cobrando pelo suporte do Hardware Cloud Processing pra comunidade criar/reiventar o que quiser, vai ser como soltar o Kraken e Ouroboros juntos, e haverá pouco tempo para o autocanibalismo dos modelos de produção atuais. Isso tudo eles já têm, pois os Devs já fizeram muito código para treinar a AI. Bizarro, pois estávamos esse tempo todo, sem saber, sendo pagos pelas Bigtechs para treinar e dar insights para um dia essa "AI Dev Killer Positions" se formar. :( O querido Klaus Schwab e seu mentor intelectual Yuval Harari não estão gastando saliva nos WEFs de Davos e todo o tempo em reuniões silenciosas com os mandatários da ONU, OCDE, G7, BRICS + Bezos + Zuckerberg + Musk + Jack Dorsey + Larry Page + tio Bill G. + financiadores de New Mindset Start-ups como Larry Fink da BlackRock... sociedades secretas (eg Bildeberg Club, Roman Club...) Dar sincronia a tudo isso não é fácil. A Governança está fazendo um bom trabalho de soltarem aos poucos, dando tempo para as regulamentações como um sapo cozinhando em água morna, pois vai ser algo como o tal Great Reset. Paralelamente, o nível de vigilância e rastreio dos usuários devem subir, sendo o protótipo já selecionado o chinês e alguma revalidação nigeriana, pois estaremos num novo Ecossistema compatível com a Nova Era do Antropoceno (estão votando ainda para um consenso em 2023). Se a Synchron, Kernel Helmet ou Neuralink interface Computador-Cérebro (CBI) forem mesmo massificadas, então seremos como os deuses?? Namaste.

1

Não é a primeira vez que recebemos ferramentas que auxiliam a produtividade.

O que elas vão substituir é quem somente faz trabalhos manuais e acreditam que são "essenciais" ou insubstituíveis.

Quem continua progredindo e aprendendo, sempre vai ter espaço.

1

Não, não vão. Basta ir no chatGPT e fazer uma pergunta cabeluda, pronto, voce quebra ela.
Quem sabe daqui há 100 anos, hoje e nos próximos anos acho impossivel. Atualmente é apenas um google melhorado.

1

Claro que vai! se ilude quem acha que não!
O próprio Akita fala no video dele, que o bot já até substitui um junior burrinho!!
Qto tempo tem essa IA e qto tempo se leva pra formar um junior?!
Sem contar q a IA aprende cumulativamente, sem descanso etc.
Então, a IA vai sim substituir os DEV, os ADM, contadores, e uma grande gama de profissionais.
Olha o qto isso evoluiu nos últimos anos e imagina como vai ser daq a 20.
A questão não é mais "se vai", mas "quando vai".