Compartilho desse mesmo ponto de vista, e já há alguns anos venho publicando meus projetos no github e alguns no pypi, por mais simples que sejam.
Por muito tempo eles não pareciam ser usados por ninguém mais além de mim kkkk, mas recentemente alguns projetos atraíram alguns adébitos e tem sido útil para mais gente além de mim, com isso consegui alguns jobs frelancer que me deram uma graninha boa, consegui até concluir minha casa com os pingados que me renderam alguns desses jobs.
O meu projetinho mais utilizado hoje é uma lib para automatizar operações na corretora quotex, alguns traders gostaram da ideia e o projeto ganhou uma versão privada e isso me dá gás para manter a versão free enquanto lucro alguma grana com a versão privada.
A grande maioria do usuários são Indianos e Árabes, fiz um grupo no telegram e cerca de 100 cidadãos não tupiniquins apareceram por lá kkkk, sigo acreditando que compartilhar conhecimento é o que move a nossa paixão por programar e resolver problemas e pelo menos de vez em quando a gente pode e deve tentar tirar proveito disso.
2
2
Acho que todo mundo que publica seus projetos já passou por esse "parece que só eu uso" kkkk, mas é muito legal ver que, com o tempo, as coisas começam a ganhar tração. E conseguir uns freelas por causa disso é o sonho, né? Impressionante como uma ideia que começou simples virou algo com versão privada e até uma comunidade internacional no Telegram!
Isso só mostra que compartilhar o conhecimento realmente pode abrir portas inesperadas. A ideia de manter a versão gratuita enquanto você monetiza a privada é perfeita, porque você continua ajudando a galera e ainda tira um bom proveito do projeto. Força aí, e que venham mais jobs e conquistas!