Olá pessoas da Voidr,
Fiquei muito animado ao saber da iniciativa de vocês. Especialmente por ser um projeto brasileiro 🇧🇷 que adota o open source e selfhosted como modelo de negócios. Feito por gente boa com suporte grande. Muito massa. Parabéns!
Quando vi o título, pelas palavras "movimento self-hosted" e "alternativa à cloud", esperava um post sobre como fazer configurar uma suíte completa de aplicações selfhosted capazes de competir com os serviços de cloud, e não apenas uma aplicação. Mesmo assim, seu produto é incrível. Foi apenas uma questão de expectativa ao decidir ler o post. Não esperava que fosse um produto tão bem elaborada de startup que pode fazer a diferença. Isso é incrível.
Então, essa é a minha sugestão: não parem por aí. Pessoalmente, vejo um enorme potencial em serviços para manipulação de vídeo, principalmente transcoding, tanto em tempo real quanto offline. Muitos, incluindo eu, lutam com comandos ultra sofisticados e complicados de ffmpeg. Uma solução baseada na web, selfhosted, para essas tarefas seria fantástico. Se vocês planejam desenvolver algo nessa linha, estou muito interessado, seja apenas como usuário ou ajudando a testar e validar.
Conheço bastante o Jellyfin e o Emby, que são soluções self hosted. Mas o foco deles é outro. Queria apenas a parte de transcodificação deles com uma interface bacana. Já cheguei a estudar o código deles uma época e a fazer algumas POCs com Go, mas acabei deixando esse projeto na gaveta.
Desejo a vocês o melhor e tenho a impressão de que vocês vão longe.
Um abraço e bons estudos!