Executando verificação de segurança...
1

e as queries forem ser sempre implementadas assim, não vejo como isso pode ser facilmente manutenível e nem escalável. É comum ver implementações assim em grandes projetos? Eu tenho contato com um grande projeto legado atualmente, de cerca de 500 mil linhas, e ele é repleto de queries chumbadas. Honestamente é um pesadelo em todos os sentidos.

O que é comum - e recomendado - de se ver em grandes projetos são os chamados DAOs (data access objects) no lugar das queries chumbadas no código. São objetos que executam uma query, mas obdecem à uma interface bem construída. De certa forma são uma espécie de 'ORM' feitos sob medida para cada projeto.

Os ORMs são tão populares porque lidam eficientemente com a maioria dos casos - digamos 99% para ilustrar. No entanto, à medida que as consultas se tornam mais complexas, nos aproximamos desse 1% restante - melhor recorrer ao SQL puro.

Infelizmente, como você mencionou em muitos projetos grandes onde um ORM é usado, surge a necessidade do uso direto do SQL e - muitas vezes - o código acaba sendo implementado sem seguir nenhum padrão ou boa prática. Isso leva as tais queries chumbadas.

A solução ideal seria refatorar esses trechos conforme surgem utilizando o design pattern DAO ou até mesmo integrando diretamente no ORM utilizado quando este oferece recursos para isso.

Boa sorte em seu projeto!

Carregando publicação patrocinada...