Arte ASCII que Vai Explodir Sua Mente: O Segredo Escondido nos Códigos Mais Complexos do Planeta.
Enquanto navegava por um dos meus blogs de programação favoritos - https://blog.regehr.org/, se você encontra valor nos meus comentários, definitivamente deveria conhecer este site - me deparei com uma verdadeira joia. Uma daquelas que, assim que você encontra, sabe que precisa compartilhar com todos. Isso deveria ser um video viral do tiktok, narrado por aquela inconfundível voz robótica.
Esse post ilustra perfeitamente a "regra da clareza" que rafael destacou tão bem em seu post sobre a filosofia unix, que vai de fato além dos comentários, mas aqui, vou trazer justamente como os mestres transformam comentários em arte, literamente, usando ASCII Art para explicar desde estrutura de dados até fluxos de controle e arquiteturas de software de maneira visual.
Tudo começou com uma simples solicitação no Twitter, pedindo à comunidade de desenvolvedores que compartilhassem exemplos de arte ASCII em código. A resposta foi extraordinária. Desenvolvedores de todo o mundo responderam com exemplos que vão desde a visualização de estruturas de dados até ilustrações detalhadas de algoritmos e arquiteturas de software. Aí ele coletou, categorizou e compartilhou alguns exemplos em seu blog, demonstrando a incrível variedade de usos para a arte ASCII em comentários. Os exemplos incluem softwares como LLVM, Swift, Firefox, Rust, glib, muslc, Linux, Computador do Apollo, etc. Para ver o códgio basta clicar nas imagens!
Data Structures
One of the most common kinds of ASCII art in code is illustrating the shape of a data structure.
The example I started with comes from LLVM:
The layout of a data structure in the Jikes RVM:
Double-ended queue from the Rust library:
State Machines
Logical Structure in the Problem Domain
Control flow in an NWScript program being decompiled:
Balancing memory management objectives in an OS kernel:
Subtyping relations (this is a very cool special case where the ASCII art is also code):
A lookup table for image processing:
A very quick tutorial on undo systems from emacs:
Geometry
Attitude control in the Apollo Guidance Computer (!!!):
Boomerang trajectories in Nethack:
Speed control in a milling machine:
Eu espero que você tenha gostado disso, tanto quanto eu!