Quando li o título deste post, pensei que você fosse fazer essa análise, mas tudo o que vi foram várias perguntas. Mas isso é ótimo. Vamos tentar abordar algumas delas e levantar outras mais.
Defininr Arquitetura de Software é extremamente difícil: Em outra discussão, estava ansioso para tentar definir o que é uma IDE, mas não me sinto nem perto de ser capaz de definir arquitetura de software, mas gente muito mais capacitada já vez. É difícil entender. A maioria dos livros sobre isso são terríveis e completamente desfocados do ponto central (estou olhando para você, "Arquitetura Limpa"). Não acredito que nenhum livro ou curso possa ensinar isso; você tem que aprender na prática.
Conforme ISO/IEC/IEEE 42010: Esta norma define arquitetura de software como: "as estruturas fundamentais de um sistema, que compreendem seus elementos, as relações entre eles e com o ambiente, e os princípios que orientam seu design e evolução". Esta definição serve como um ponto de partida crucial para entender a complexidade e o alcance do campo da arquitetura de software. Microserviços e Monólitos, Monólitos vs Microkernel, RISC e CISC, frameworks vs bibliotecas, nomenclatura de funções, como você organiza arquivos no disco, como você faz o deploy (Cloud vs self-hosted) - tudo isso é arquitetura de software.
Então, por onde você começa? Pelos básico: Os padrões de design do Gang of Four. Modelagem orientada a objetos. Cliente/Servidor, se você trabalha com a web já deveria ser muito familiar. Entenda que o navegador da web não é necessariamente o frontend e que o servidor o backend. Entenda que, embora a modelagem OO tenha sido todo o hype e seja de fato ótima, ela é falha. Aprenda tudo sobre modelagem funcional e de domínio.
Entenda também os frameworks: Compreenda qual arquitetura eles usam e o que eles querem que você faça. Olhe para o Rails, por exemplo, ele se tornou uma superpotência graças à sua arquitetura. Apredenda o porque lendo seu código-fonte, ninguém vai poder te ensinar isso. Entenda como eles implementam toda a infraestrutura, para que seu código funcione do jeito que ele funciona. Entenda como você pode aplicar algumas dessas ideias em qualquer coisa que desenvolve.
Não se esqueça do ambiente: Lembre-se, de acordo com a definição anterior, a interação com o ambiente é um aspecto chave da arquitetura de software. Após explorar como os frameworks interagem com seu código, é fundamental entender como estes interagem com o sistema operacional subjacente. Isso implica estudar como o scheduler do Linux que gerencie as tarefas funciona e como seus ponteiros são traduzidos em endereços de memória reais. Não pare por ai.
Estruturas de Dados e Algoritmos, A Fundação Invisível: Quando falamos de arquitetura de software, a tendência é focar nos aspectos mais superficiais e por isso tantos livros fracos. No entanto, a definição de arquitetura de software abrange as estruturas fundamentais e, nesse contexto, a maneira como você organiza suas instruções e dados na CPU e memória é parte intrínseca da arquitetura do software. Independentemente da sofisticação da arquitetura externa, se as estruturas de dados internas não forem bem escolhidas e os algoritmos não forem eficientes, o sistema falhará. Trata-se, portanto, de compreender como cada decisão neste afeta a performance, a escalabilidade e, em última instância, a viabilidade do sistema como um todo.
Entenda que o mais importante em qualquer arquitetura são as interfaces: Estes são seus blocos de construção. Então procure um livro chamado "C Interfaces and Implementations". Este não é um livro avançado, é o básico que todos deveriam saber sobre arquitetura de software. Entender abstrações. As caixas pretas, que escondem um monte de complexidade atrás de um interface simples. Enquanto você refresca suas habilidades em C, dê uma olhada no código do Git, que é notavelmente simples (dada a complexidade de suas tarefas) e famoso por sua engenhosa arquitetura. Entenda a arquitetura do Linux, como ela difere do BSD, eles compartilham quase a mesma interface, mas implementam de forma muito diferente, entenda, mais do que isso explique.
Não se trata de software. É sobre criar e organizar entidades abstradas: Ser capaz de descrever sua arquitetura em palavras claras e precisas, especialmente em inglês de forma compreensível é parte essencial do processo de construção de suas ideias e soluções. Se você não tem papel e lápis na sua mesa enquanto trabalha em arquitetura de software, algo está muito errado. Diagramas bem elaborados podem comunicar a essência de uma arquitetura complexa de forma mais eficaz do que páginas e páginas de descrição técnica.
O Impacto da Arquitetura de Software na Organização: A arquitetura de software vai além dos aspectos técnicos, influenciando significativamente a forma como uma organização opera e sua cultura. A estrutura escolhida define o processo de desenvolvimento. Essa escolha não apenas molda o ambiente de trabalho, mas também tem um impacto direto nos resultados do negócio. A verdadeira compreensão de uma arquitetura de software verdadeiramente massiva só é alcançada quando você experimenta ela no trabalho diário.
Não existe uma arquitetura "correta" em absoluto: mas acredite, a escolha errada pode comprometer seriamente um produto de software que, de outra forma, seria bem-sucedido. Assim como Tolstói observou que "todas as famílias felizes são iguais; cada família infeliz é triste à sua maneira", podemos dizer que arquiteturas de software bem-sucedidas compartilham as mesmas qualidades fundamentais, enquanto as falhas em arquiteturas fracassadas são únicas e específicas. Essa diversidade de problemas torna o ensino de arquitetura de software um desafio complexo. A falha, então, emerge como um mestre rigoroso. Apenas através da experiência direta com os problemas das arquiteturas fracassadas, pode-se realmente entender o que faz uma arquitetura ser eficaz.
Você realmente precisa fazer tudo isso? Somente se quiser ter um entendimento profundo da Arquitetura de Software.