O meu projeto envolve a criação de um app de agendamento, aonde o estabelicemento pode trabalhar x dias e cada tendo n intervalos tipo: segunda(08h as 10h, 12h as 14h), Terça(15h as 18h, 20h as 22h)...Existe alguma maneira boa de lidar com isso?
Aqui, o RFC 5545, que define o padrão iCalendar tem quase todas as respostas!!!
-
O que é RFC 5545?
RFC 5545 define um formato padrão para troca de informações de calendário, conhecido como iCalendar. Este padrão é amplamente utilizado em aplicações de calendário e agendamento.
-
Principais Componentes
Eventos: Define um bloco de tempo específico (por exemplo, uma reunião).
To-dos: Tarefas ou ações a serem realizadas (por exemplo, entregar um relatório).
Alarmes: Lembretes ou alertas associados a eventos ou to-dos.
Regras de Recorrência (RRULE): Define como evento ou to-dos se repetem ao longo do tempo.RRULEs são regras usadas para especificar a recorrência de eventos. Por exemplo, um evento que ocorre todas as segundas-feiras das 8h às 10h.
Existem extensões disponíveis para PostgreSQL que permitem armazenar e consultar eventos recorrentes usando RRULEs. Essas extensões interpretam RRULEs e podem calcular ocorrências, conflitos e disponibildiade de eventos.
Ou o PostgreSQL oferece tipos de dados de 'range', como o tsrange para intervalos de tempo e que permitem diversos operações sobre os intervalos.
- Escolha a Abordagem
- Decida entre usar extensões RRULE existentes ou construir uma solução baseada em tsrange.
- Se usar extensões RRULE, familiarize-se com a sintaxe e funcionalidades.
- Se construir uma solução própria usando conjuntos de tsrange, tente seguir a especificação.
Trabalhar com horários recorrentes não é trivial.
-
Sobreposição e lacuna
É comum precisar verificar se há sobreposições (overlaps) ou lacunas (gaps) entre intervalos de tempo. Isso requer lógica adicional, especialmente quando novos eventos são agendados ou os existentes são modificados.
-
Manutenção de Dados
Manter a integridade dos dados ao longo do tempo pode ser desafiadora, especialmente quando eventos são cancelados, alterados ou se estendem por períodos não contínuos de maneira infinita.
Para superar esses desafios, frequentemente é necessário recorrer à programação em PL/pgSQL e ao uso de funções de janela no PostgreSQL
PL/pgSQL
Permite criar funções e gatilhos (triggers) para lidar com a lógica necessária para manipular recorrencias.
Por exemplo, você vai precisar escrever funções para calcular automaticamente as ocorrências de uma recorrência, calcular intervalos para evitar sobreposições ou gerenciar mudanças nos horários de eventos.
Funções de Janela (Window Functions)
As funções de janela são úteis para realizar cálculos em conjunto de linhas relacionadas de uma tabela. Elas podem ser utilizadas expandindos as ocorrências de uma rrule em diversas tuplas, para então analisar gaps e overlaps, calcular a duração de eventos e identificar lacunas entre intervalos.
Existem vários recursos online, como cursos na Pluralsight, que oferecem treinamento detalhado especificamente sobre o uso tsrange, cobrindo PL/pgSQL e funções de janela.
Documentação Oficial: A documentação do PostgreSQL é o recurso mais valioso para entender e aprender como usar estas funcionalidades.
Um abraço e bons estudos!