Excelente artigo. Cara a evolução da web é uma coisa muita louca, por um lado toda essa complexidade é necessaria, pois estamos usando utilizando tecnologias feitas para lidar com texto em experiencias multi-midias altamente interativas - que obviamente não foram feitas para isto.
Por outro lado é apenas depois de criar essas soluções complexas e bizarras que conseguimos enxerguar com clareza o problema real que estamos resolvendo e propor soluções muito mais simples, mas ai muito vezes é dificil mudar porque já existem milhares de soluções, feitas em cima dessas soluções e por ai vai...E ai o que temos são longos ciclos de tecnologias revolucionárias sendo substituida umas atrás da outra.
No início dos anos 2000, o XML era considerado a maior novidade do mercado, prometendo revolucionar a forma como lidamos com dados na web. O XML e todas as tecnologias adjacentes prometiam uma maneira simples e agnostica de desenvolver aplicações web altamente sofisticadas.
Ao longo do tempo, as complexidades associadas à gestão e escrita de arquivos XML, bem como dos algoritmos necessário para processa-los, acabaram dando lugar a tecnologias mais simples e agnosticas. Como JSON/REST que caracterica o início da "era moderna" do desenvolvimento web a partir do anos 010s e é caracterizada pelos frameworks JavaScript.
É importante notar que ascenção web moderna foi impulsionada justamente pela busca por simplicidade em comparação ao XML/SOAP. Contudo, assim como aconteceu com o XML, essas tecnologias começaram simples mas foram se tornando cada vez mais complexas à medida que cresciam juntamente com as demandas do usuários.
Hoje é ridículo ver a quantidade absurda de arquivos de configuração necessários para um simples frontend - estático. Chegou-se num ponto onde a complexidade superou em muito a época do XML. Algo irônico quando pensamos que a mudança para estas tecnologias ocorreu justamente em busca de simplicidade, mas natural se pensarmos em como a Web continuou evoluindo.
E agora? Parece que a decada de 020 também é um novo ciclo nesta eterna corrida entre gato e rato. A simplicidade e agnosticismo estão voltando à tona com força total através da ferramentas que você citou: Astro, htmx, Alpine.js e Tailwind.
Estou feliz em ver essa tendência rumo à morte do 'desenvolvimento web moderno' tal qual conhecemos hoje. Mas vale lembrar que o processo vai ser longo e doloroso, mas acredito sim que já está em andamento.
Seu texto me lembrou, um pouco este outro aqui, recomendo sua leitura caso não conheça.