Executando verificação de segurança...
3

Código Aberto é um modelo de desenvolvimento de software, Software Livre é um movimento social.

A mudança de "software livre" para "código aberto" reflete uma mudança de um idealismo focado na liberdade do usuário para um pragmatismo centrado no lucro das corporações. O rebranding de "software livre" para "código aberto" não foi um acontecimento casual, mas sim uma mudança estratégica e muito bem pensada.

Um exemplo notável dessa mudança é a postura da Microsoft em relação ao tema. Historicamente, a Microsoft foi uma das críticas mais vocais do movimento de "software livre", com seu então CEO, Steve Ballmer, chegando a classificar o Linux, como um "câncer". No entanto, a Microsoft mudou drasticamente sua abordagem e abraça completamente o open source.

Livros como "The Cathedral and the Bazaar", "How Open Source Ate Software" e "Open Sources: Voices from the Open Source Revolution" detalham mais profundamente essa evolução, destacando como o "open source" transformou a indústria de software e alterou as estratégias empresariais de gigantes de tecnologia, que abraçaram o código aberto, não por altruísmo, mas simplesmente porque é bom para os negócios.

Carregando publicação patrocinada...
2

E é engraçado pensar que o fato de o código fonte ser aberto representava simplesmente uma necessidade técnica e organizacional para atingir um objetivo ideal...

Mas como disse, foi uma mudança estratégica e que tem uma orientação predominantemente econômica.

O "Open Sources: Voices from the Open Source Revolution" dá uma perspectiva sensacional sobre o tema! Vou colocar os outros em minha lista de leitura!

Excelente pontuação 🤝