Executando verificação de segurança...
1

Olá EndriwCisersa. Como um colega aqui já falou, essa pergunta recebe diferentes respostas de acordo com a experiência de vida de cada pessoa. E essa será mais uma delas.

Decidi há alguns anos, aos 23 anos, iniciar o Curso de Ciência da Computação(CC) em uma instituição de ensino superior pública, sem saber o que me aguardava pela frente. No primeiro semetre, a disciplina de Introdoção à programação me quebrou todo, por várias razões. Eu não tinha conhecimento prévio da área, não havia pesquisado, não havia tentado aprender sozinho e para completar o professor doutor que ministrou aquela disciplina, naquele ano, não gostava de ensinar. Sentava na cadeira, abria um slide com códigos em C, lia o slide sentado e passava exercícios. Mas isto serviu para eu considerar se eu realmente queria seguir na área. Então após um semestre difícil, com reprovações, fiz a maior burrada de trancar o curso no semestre seguinte, e daí foi só ladeira abaixo.

Depois que tranquei a primeira vez, foi que nem traição. Quem trai uma vez, sempre trai uma segunda. Eu ficava no vai e volta. Trancava, destrancava. Até que chegou a pandemia. Nesse período, passei oito meses desempregado e graças à minha família consegui um emprego de Operador de Caixa em um supermercado do bairro.

E Foi no supermercado, no ano de 2021, com o relógio marcando três horas extras, quase sem voz, fome e cansaço, que eu me dei conta que essa vida não era pra mim. Reabri minha matrícula no curso de CC e após dois semestres consegui um estágio na área. O curso me ajudou bastante, pois eu já possuia conhecimentos básicos de programação(estrutura de dados, controle de fluxo, etc), e claro, eu só poderia estagiar se o tivesse cursando.

Sabe aquela história da traição? Pois é, Em 2022, já ganhando relativamente bem para meu padrão de vida, eu tranquei de novo a faculdade e me matriculei no curso EAD de ADS(Análise e Desenvolvimento de Sistemas) em uma instituição de ensino privada do Rio de Janeiro. Sabe-se lá por qual motivo, não sei onde eu estava com a cabeça.

Enfim, cursei o primeiro semestre e cancelei a matrícula no curso de ADS. Cancelei por quatro motivos. Primeiro, apesar de terem anos de experiência na área, o pessoal dessa instituição era desorganizado e não cumpria prazos.Segundo, a grade currícular do curso era um mistério, não havia detalhes sobre o que eu iria estudar e nem o Coordenador sabia. Terceiro, pela grade de disciplinas liberadas para o segundo semestre, eu estaria fazendo um bootcamp de programação por um preço bem salgado. Quarto, era caro. Próximo semestre eu volto para CC!

Hoje, contando com o estágio, estou no mercado de tecnologia, como programador, há dois anos. Mas apesar do pouco tempo, já vi um bucadinho de coisa. Tem muita gente ganhado bem, com vários anos trabalhando na área, mas que não são bons programadores.

Por isso, considero que cursar faculdade na área é bem recomendável. Apesar de CC ser um curso mais voltado para a área científica, você irá aprender as bases da programação e muitas outras coisas legais como o colega user1 falou nessa resposta. E não se preocupe quanto ao tempo do curso, que é de 4 anos. Passa rápido. Muito rápido.

Carregando publicação patrocinada...