Executando verificação de segurança...
3

SAAS - Arquitetura Multi-Tenancy - Escalando Ganhos e minimizando manutenções

Baseado na minha experiência prática com software como serviço - saas, penso que todo desenvolvedor poderia começar a codificar os seus projetos adequados a esse tipo de arquitetura.

Basicamente é a possibilidade de comportar múltiplos usuários (assinantes) em um único software.

Para você que pensa em ter uma renda vendendo software, esta alternativa seria de você ter um único software com um único banco de dados e não entregar a sua propriedade intelectual, mas sim vender assinaturas. Na prática seria receber mês a mês um valor de cada assinante que deseja manter seu acesso.

Sempre que tiver novos clientes, você não precisará de uma nova hospedagem, um novo deploy, novo setup complexo etc. Você somente precisará de um novo INSERT na tabela de usuários. Seu "setup" se resumirá no preenchimento de um formulário, que dependendo da complexidade do seu software, o próprio usuário cuidará disso e com uma simples integração de pagamento, ainda consegue ter os recursos liberados assim que ele pagar pelo uso.

Manutenção, update, bugs etc. é igual em qualquer modelo de arquitetura, mas no multi-tenancy o que tiver que ser feito só precisa ser feito uma única vez e já estará disponível para todos os clientes instantaneamente.

Outro ponto é que não vejo que a adoção dessa arquitetura resulte em muito trabalho extra ou demandaria mais conhecimento que já tem.

Exemplo:
Se você fizer um e-commerce, o cliente pode registrar pedido. Quando o cliente acessar o link dos seus pedidos, não pode aparecer pedidos de outros clientes (ainda que ele manipule a url manualmente). Quando acessar determinado pedido, não pode aparecer itens adquiridos em outro.

Se você sabe fazer isso, saberá fazer um sistema multi-tenancy.
Quando um assinante do sistema estiver logado, somente poderá acessar as informações correspondente ao seu cadastro e os recursos que para ele foram liberados, não conseguindo ter acesso a informações de outros usuários.

E o porquê de construir software nesta arquitetura, podendo ser um SAAS, é simples: Você estará construindo uma propriedade na internet que pode "alugar", igualzinho se faz com imóveis. Tem gente que constrói prédios residenciais ou comerciais e disponibiliza para locação cada unidade. Você tem um "prédio" digital, que com o preencher de um formulário você já tem um novo pavimento para comportar seu novo "inquilino".

Aqui, consigo aumentar e muito o número de clientes, sem necessariamente aumentar os gastos com infraestrutura.

Para ler mais sobre a experiência que tenho, gerando renda com software, tenho uma série de postagens aqui no Tabnews sobre este assunto:

v005 - Renda Mensal Recorrente com Software - lucro líquido de 1k/semanal, só com Front-end

v004 - Renda Mensal Recorrente com Software - Tráfego pago e Copywriting

v003 - Renda Mensal Recorrente com Software - O que realmente precisei no começo, o que ajudou e o que não fez falta

v002 - Renda Mensal Recorrente com Software - Iniciando do zero aos primeiros R$2000 mensal

v001 - Renda Mensal Recorrente com Software

Minhas redes sociais
TikTok - Youtube - Instagram

Carregando publicação patrocinada...
2

Olá, charlesandersonwd!

Mais uma postagem muito boa, parabéns!

Estou iniciando um aplicativo mobile para gerenciamento de finanças pessoais, que será disponibilizado para Android no começo, mas, como o código é escrito em React-native, ele será facilmente implantado para sistema Ios.

Minha dúvida em questão é, com sua experiência você já fez um desenvolvimento para app para hospedar nas lojas? Caso sim, poderia compartilhar? Caso não, poderia me falar algumas estratégias para não fazer durante o desenvolvimento de software, com isso evitar gasto desnecessário de recursos.

Obrigado por dividir seu conhecimento :D

1

Obrigado pelo apoio 👊😉

Com app mobile, realmente não tenho nenhuma experiência, nem mesmo sei como colocar um app nas lojas kkk.

Todas as aplicações que faço são Web Apps.

O seu principal recurso é o seu tempo, que não pode desperdiçar em algo que não funciona. Uma estrategia que fa, sentido para mim é poder validar o produto que planejou, antes mesmo de ficar pronto. Você pode investir em anúncios (tráfego pago), fazer uma captação de leads (digamos que seria um pré-lançamento). Em cima da resposta que tiver, decidirá com mais atividade se é interessante dar seguimento no projeto.

Outro ponto é manter o foco no que de fato é necessário para se ter no mvp. Que apenas precisa ser os recursos em compõe a essência da sua proposta. Qualquer recurso extra, não pode atrasar o lançamento. O projeto tem que ser lançado rápido, para começar a colher insights e ter um direcionamento preciso para dar os próximos passos.

1
1

da mesma forma que as manutenções. Não faço manutenção ou backup para cada cliente.
faço manutenção e backups de todo o sistema. É uma vez que abrenge a todos...

1

O ponto está em achar mercados para desenvolver uma solução boa e utilizável. Qual a opinião de vocês sobre isso?

Embora eu tenha alguns projetos para tocar como hobbie, todos eles já têm concorrência demais no ramo. Fico pensando se realmente devo me preocupar com isso.

1

Nos meus outros posts falei sobre isso e até mesmo relatei como consegui me expor às ideias...
A gente fica tão ligado nas novas tecnologias, na nova linguagem revolucionária, que vivemos para estudar e não para agir.

no meu post número v003 cito que uma das coisas que não me fizeram falta para empreender foi uma ideia super inovadora em um oceano azul. Entrei em um mercado com demanda validada, me destacando dos players atuais.

as vezes, atender o cliente no Whatsapp é diferencial suficiente para conquistar e fidelizar.