Oi Endriw, primeiro queria dizer que eu com essa idade não tinha nem ideia do que gostava e acabei fazendo engenharia de produção porque falaram que é bom. Não acho que foi uma decisao errada, pois mesmo que não trabalhe com isso agora, o curso me ensinou a ter resiliência em algumas matérias e me deu amigos e momentos para a vida toda.
Tenho amigos que cursaram Computacão e dizem que não usam nada de la. Tenho amigos que falaram que algumas coisas teóricas ajudam a compreender termos e conceitos... No fim claro que ajuda, mas ninguém me disse que foi fundamental (alguém me corrija se estiver falando besteira, meus dados vem de 10 pessoas no máx hehe).
Dito isso, se você tem pressa para entrar no mercado, não quer uma carreira academica/funcionalismo público), não faz questão de ter uma vida universitária (nesse ponto acho que a EaD deixa devendo demais), ou só precisa ganhar uma grana logo... realmente o diploma não é necessário. Talvez uma empresa ou outra possa não te responder por isso, mas ao meu ver isso 1) eles estão errados pois existem inúmeros exemplos de excelentes programadores sem diploma, e 2) é aceitável dado que vc não vai passar 5 anos (tempo de formacao) procurando emprego.
Abrs e boa sorte!