Gostei do seu questionamento. TLDR: acho que sim, o time em que voce trabalhou nao era muito maduro.
Eu fui Product Manager e posso ver como esse tipo de time pode ser frustrante. Acho que posso dar alguma perspectiva do outro lado... Ficar alinhando expectativas, reportando progresso, perguntando se alguem precisa de algo eram tarefas que me faziam sentir inútil. Eu acho que esse tipo de tarefa vem de um lugar de falta de senioridade, insegurança sobre prazos (seja o motivo que for), ou comodismo mesmo. O que eu fiz? Acordei algumas regras com o time e tentava me envolver o mínimo possivel em coisas de curtissimo prazo alem da priorizacao e planejamento.
Acho que um bom PM, em um time mais maduro (ou qualquer nome que queira dar, team leader) na verdade sai um pouco do trabalho tatico e vai mais pro estratégico. Tem que pensar nas proximas features da aplicação, planejar fluxos de use cases, fazer testes de prototipos com usuarios, escutar quem usa o produto, e saber articular uma visao em torno do médio e longo prazo. É claro que alguem, seja outro cargo ou o proprio team leader, tem que priorizar as tarefas de curto prazo de alguma forma, se não cada um trabalha no que quer e no fim você pode ver alguem resolvendo aquele bug que era muito dificil de encontrar e afetava 2 pessoas por ano. Mas enfim, essas coisas acho que depende bastante da estrutura e maturidade do time.
Dito isso acho esse tipo de trabalho um pouco chato e muito subjetivo (apesar de usar dados sempre que possível) e decidi cair fora e voltar a estudar programação, que é onde a coisa acontece de verdade :D